Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Francisco Xavier, o aventureiro de Deus


São Francisco Xavier, um em cada três dias de sua vida foi passado navegando. Jovem, alegre, intrépido, nascido no castelo de uma bela família navarra, realizou um grande feito globalizante para o seu tempo, realizou o primeiro esboço de diálogo entre o Oriente e o Ocidente e manteve-se, apesar da distância, em união com a Companhia de Jesus, que cofundara com Inácio, a que chamou "Companhia do amor".

Contudo a virtude de Francisco Xavier diante dos poderes deste mundo é a irrupção do gratuito e a confiança no apoio total de Deus, diante do mundo do poder e do dinheiro. Seu exemplo tem uma aplicação muito atual, pois viveu um tempo semelhante ao nosso de descobertas, mudanças culturais, guerras, materialismo e corrupção.

Na Lisboa dos Descobrimentos e da Rota das Especiarias, esta narrativa apresenta-o com João Mendes, judeu convertido, que foge da Inquisição e o acompanha nas terras desconhecidas da Índia, Indonésia e Japão, até à sua morte na ilha de Sancian, às portas da China, aos quarenta e seis anos.

Em meio a tempestades, piratas, capitães corruptos, climas contaminados e mil outras privações, ele permanece fiel ao seu ideal, que o tornará "o gigante das missões" e um cronista pioneiro do Extremo Oriente, através de suas cartas, que foram lidas avidamente na Europa.

Nas aventuras de Francisco Xavier, não faltam pescadores de pérolas arriscados da Índia, monges zen instruídos do Japão, ambiciosos navegadores, comerciantes, soldados e governadores, juntamente com a recriação vívida do mundo complexo do século XVI.

A festa de São Francisco Xavier é celebrada em Goa e acompanha as suas comunidades na diáspora, sendo uma ocasião para alegres reuniões comunitárias acompanhadas de muita música, dança e boa comida. São Francisco Xavier, sem dúvida o santo mais popular e conhecido da Companhia de Jesus, incluindo seu amigo e fundador Santo Inácio de Loyola.

Pierre Michael Lamet


Artigos relacionados

Missiologia

 A VOCAÇÃO MISSIONÁRIA DA IGREJA

A Igreja encontra a vocação e razão de existir no testemunhar e anunciar a Jesus a todos os povos...
Missiologia

Habitar as Fronteiras – Simpósio Internacional de Missiologia On-Line

A missiologia, pelo seu próprio estatuto, se propõe como teologia de fronteira, até acabar, muita...
Missiologia

Além da missão ad extra

Estivemos reunidos de 26 de fevereiro a 01 março de 2024, no Centro Xaveriano de Animação Mission...
Missiologia

São Francisco Xavier, missionário além-fronteiras

“Na homilia que proferiu em Manila em 29 de novembro de 1970, São Paulo VI disse: “Nunca teria vi...