Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Significado do Logotipo Oficial do XVIIICG


O logotipo do XVIII Capítulo Geral representa a ideia de novidade, de um broto que rebenta. É uma imagem em movimento, incompleta, in fieri, com as cores dos continentes, das culturas e da vida que sempre se manifesta em uma nova e contínua recriação. O germinar representa a capacidade e a força para o desenvolvimento futuro, mas também fala de germe e, portanto, de princípio de origem. Além disso, as cores indicam a interculturalidade de nossa Família e a pluralidade de contextos e formas em que a missão se realiza.

logosxA cor verde da inscrição Capítulo Geral lembra a África e o lugar onde ele será celebrado. As outras cores representam os outros continentes que acolhem o carisma xaveriano.

A cruz, sempre em verde, é tanto a raiz quanto a árvore da qual sempre surgem novos brotos de cores e formas diversas. O Deus que cria do nada pode muito bem reatualizar suas maravilhas de geração em geração.

Se nota que a cruz não é estática, mas dinâmica; ela se curva em direção à humanidade, quase a abraçando, no desejo de torná-la "uma". Isto revela o sentido e o fim de nossa vocação missionária: fazer de Cristo o coração do mundo.

A luz da cruz também nos traça um caminho na parte do mundo que ainda está por ser "colorida": a parte inacabada do globo representa a missão ainda por cumprir, o novo em construção, a aliança que se renova e encontra sua plenitude em Cristo.

logosx1

O logotipo foi inspirado no versículo escolhido como ícone bíblico: "Eis que faço uma coisa nova: agora mesmo está brotando; porventura, não a percebeis?" (Is 43,19). Também aqui, a metáfora empregada é o verbo brotar: uma bela imagem do crescimento gradual, mas seguro, dos acontecimentos na providência de Deus (cf. Mc 4,26).

O contexto do versículo aponta, antes de tudo, para um perigo: o de agarrar-se a um Deus reconhecido por suas grandes obras do passado, por uma epopeia grandiosa de um tempo longínquo. Um Deus aposentado.

Esta Palavra, ao contrário, nos assegura que Deus não só pretende fazer algo novo, mas que já o está fazendo: somos capazes de reconhecer isso? A missão ad gentes é "reconhecer" que Deus está sempre agindo em nossa pequena história e na de todos os povos. "Reconhecer", não como um mero exercício de conhecimento racional, mas como experiência de vida, no concreto dos dias, até mesmo no deserto... Mesmo ali, com sua Boa Nova, Deus abre um caminho, desafiando desapontamento e ceticismo, medo e frustração.

Por fim, aparece bem visível o lema do XVIII Capítulo Geral, que nos acompanhará este ano: Amar a nossa vocação xaveriana. Também ele é apresentado em várias cores, de acordo com as origens dos membros que compõem nossa Família missionária.

Lembre-se de que um logotipo, em sua versatilidade, é também uma parábola. Apresenta uma ideia, mas não a esgota. Evoca um conceito e, ao mesmo tempo, abre novas interpretações. Como diz um famoso aforismo, atribuído a Einstein : A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro...!


Artigos relacionados

Missiologia

Carta testamento 4

Nesta passagem, Dom Conforti começa com o voto de pobreza -de amar- porque é a primeira renúncia ...
Missiologia

A grandeza da nossa vocação!

Estamos celebrando cem anos de distância da Carta do Testamento, mas, de certa forma, nos pode pa...
Missiologia

Religiões de Matrizes Africanas

A escravidão durou 350 anos. Quatro milhões de homens e mulheres foram levados da África para ser...
Missiologia

Episódio 9: Carta Testamento de São Guido Maria Conforti

São Guido Maraia Conforti afirma: "Com amor por Deus, devemos alimentar em nossos corações a cari...