Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Amazônia tem a maioria dos conflitos no campo


A Comissão Pastoral da Terra/CPT divulgou na última sexta-feira, 12 de abril, em Brasília/DF, o relatório Conflitos no campo Brasil 2018. A região amazônica concentra mais de 56% dos conflitos de terra registrados em todo o país. Já o estado do Pará lidera o ranking das unidades da Federação onde mais pessoas morreram em decorrência de conflitos. Foram 16 pessoas que tiveram a vida ceifada.

Os dados de assassinatos no Pará refletem os números elevados de conflitos de terra e pela água registrados no estado. Foram 121 conflitos por terra, somadas as retomadas, com mais de 25 mil famílias atingidas.

Em relação à água, o Pará registrou o maior número entre os estados da Amazônia Legal, com 37 conflitos e 36.692 famílias envolvidas. A maioria dos casos está relacionada à destruição e ou poluição causada por barragens e açudes no município de Barcarena/PA, onde foram feitos 30 registros de conflitos nas comunidades afetadas pela Hydro Alunorte.

Somos terra, somos água, somos vida

O senhor Antônio de Paula da Silva é da comunidade São Mateus, no município de Trairão/PA. Ele partilhou as ameaças que as comunidades dos assentamentos sofrem ao defenderem sua forma de se relacionarem com a terra, na luta pela floresta em pé.

“A gente fica muito preocupado com as matanças que se vê falar, e não só se ver falar, como a gente reconhece”, denuncia. Antônio indica como autores das tensões os fazendeiros e madeireiros. “Só da terra que a gente vive, de plantar arroz, mandioca, milho, feijão, fruta… a gente tem a floresta em pé, não derrubada, por isso a ameaça é grande”, reforça, que ainda lembra o esforço para proteger com o plantio de árvores as nascentes que existem nas proximidades do assentamento.

“Somos ameaçados por conta desse trabalho que a gente faz. Nós somos da natureza-povo, vive da natureza”, afirma o trabalhador que vive o temor da perseguição e a privação da liberdade dentro de seu território.madeireira

Preocupação da Igreja

O bispo da prelazia de Itacoatiara/AM, dom José Ionilton, esteve presente no lançamento do caderno de conflitos no campo e avaliou os dados como “preocupantes”. Analisando o maior número de casos na região amazônica, o bispo relacionou o contexto com o sínodo convocado pelo papa Francisco para outubro deste ano:

Dom Ionilton deseja que o caderno divulgado pela CPT “nos traga esta luz que às vezes fica tão escondida, desses dados desses conflitos e a gente possa dar as mãos e não largarmos na defesa dos povos, da terra, da água e da vida acima de tudo”.

Em todo o Brasil, foram 1489 conflitos, com 28 pessoas assassinadas e 960.342 envolvidos. Neste ano, o relatório homenageou a irmã Alberta Girardi, falecida em dezembro de 2018, e a vereadora carioca, Marielle Franco, assassinada em abril de 2018, e apresentou um recorte relacionada à questão da violência contra a mulher. De acordo com a CPT, foram 482 mulheres que sofreram violência nos conflitos no campo: 36 ameaçadas de morte, 6 sofreram tentativas de assassinato, 15 foram presas, 2 torturadas, 6 sofreram ferimentos, 2 morreram em consequência dos conflitos, uma sofreu aborto e 400 foram detidas.


Artigos relacionados

Novidades

São Francisco de Assis

Francsco era filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, nasceu entre 1181 e 1182, na cidade de Assis,...
Novidades

Convívio vocacional no carnaval 2014

Convidamos todos os jovens interessados em aprofundar a vocação missionária. Venham viver um carn...
Novidades

DIA MUNDIAL DOS MIGRANTES E OS REFUGIADOS

A Igreja tem vindo a celebrar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado desde 1914. É sempre uma o...
Novidades

Semana missionária no Vale do Aço (MG)

Foram duas semanas intensas de animação missionária, com momentos marcantes: o terço missionário ...