Carta de Dom Adolfo, bispo coadjutor de Alto Solimões

  • Dom Adolfo Zon Pereira
  • Novidades
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Caro padre Ulian, já há cem dias que estou nesta terra abençoada por Deus. Diferentemente dos políticos, tenho poucas coisas para contar, pois neste período não fiz grandes coisas. Mesmo assim foram dias maravilhosos para contemplar esta realidade e escutar o que Deus quer de mim como bispo a serviço desta Igreja local do Alto Solimões.

Aproveitei estes dias para visitar cinco das oito paróquias que formam a Diocese e ver, com olhos de discípulo e escutar o povo e os desafios desta realidade que infelizmente são grandes nestes lugares: entre eles as distâncias grandiosas ao longo dos rios Solimões, Javari com seus grandes afluentes, muitas horas de barco-motor, diversidade de culturas, tripla fronteira com todos seus problemas e oportunidades, doze etnias de índios, mais de 40 comunidades ao longo dos rios, as periferias das cidades, poucos sacerdotes (16 incluindo os frades capuchinhos presentes em quatro paróquias) e religiosas por um campo tão extenso.

No próximo fim de semana partirei para celebrar a Semana Santa com o povo de duas paróquias: Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença. Numa celebrarei o Domingo de Ramos e na outra o Tríduo Pascal e o Domingo da Páscoa, onde administrarei também a Confirmação a um grupo de jovens. A seguir, nos dias de 15-24 abril participarei da Assembléia dos Bispos do Brasil em Aparecida - São Paulo.

Esta Assembléia será de muita responsabilidade, pois nela haverá a eleição da nova Presidência e serão aprovadas as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) para o próximo quadriênio (2016-2019). Também está prevista a aprovação de um documento sobre os leigos. Eu aproveitarei para chorar para os bispos do Sul e pedir algum sacerdote ou grupo de freiras que possam nos ajudar na ação evangelizadora da nossa diocese. Mais tarde pretendo chorar também com os xaverianos, pois aqui há desafios que podem ajudar-nos a viver cem por cento o carisma da nossa Família. Ainda quero conhecer um pouco mais para fazer uma proposta que seja boa e substanciosa!

Aproveito para desejar-lhes uma feliz e santa Páscoa!

Dom Adolfo Zon Pereira, s.x. Bispo Coadjutor do Alto Solimões.


domzon cruz