Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

DOM ALBANO BORTOLETTO CAVALLIN


Hoje -  01 de fevereiro, 2017 - na Catedral de Londrina PR. se celebrou a missa das exéquias de Dom Albano Bortoletto Cavallin, Bispo emérito da arquidiocese de Londrina.

Na missa presidida por dom Manoel João Francisco, Administrador apostólico da arquidiocese de Londrina, estiveram presentes vários Bispos da regional sul da CNBB, assim como o senhor Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer e o Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, foi este último quem na  homilia resgato o grande trabalho realizado por Dom Albano como Bispo: seja com as vocações, seja no trabalho pastoral, impulsionando os grupos bíblicos de reflexão e a catequese.

Dom Albano foi Bispo Auxiliar em Curitiba, vivendo sempre no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Transferido para a Diocese de Guarapuava, fez uma experiência de Bispo Missionário. Em Londrina, continuou cuidando da Formação do Clero, fundando o Seminário Propedêutico, o Curso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato permanente.

Também é responsável por uma grande renovação da Catequese no nosso país na década de 80 e  foi o idealizador do documento Catequese Renovada, da CNBB – Documento que deu um novo impulso e transformação na Catequese do Brasil no Pós Concílio Vaticano II. De modo especial promoveu a associação fé e vida, em busca de uma catequese que não seja apenas doutrinal mas também que associe à vivencia dos valores cristãos no dia a dia.

Seu lema episcopal é: “Interpretabatur in Scripturis”, lema que se realizará em seu trabalho pastoral como Bispo, era comum que na homilia sempre conta-se alguma historinha que fazia mais fácil a compreensão das Escrituras para o povo.

Foi um Bispo cercano do seu povo, sempre com um sorriso no rosto, sempre disposto a ajudar aquele que precisa-se, mesmo estando ao final de sua vida pediu que em vez de doar coroas de flores no seu velório, se dera esse dinheiro para as obras da fraternidade da Toca de Assis da qual era Padre espiritual.

A Igreja perdeu um Pastor que cheirava a ovelha, e o céu ganhou um anjo.

Que Deus o receba de braços abertos e o conduza à vida eterna. Descanse em paz, dom Albano Bortoletto Cavallin.


Artigos relacionados

Novidades

CNBB emite nota em oposição à decisão do STF

Os bispos conclamam as comunidades a se manifestarem publicamente em defesa da vida. Na quinta-feira, 01 de dezembro, a presidência da Conferên...
Novidades

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Em preparação ao Mês Missionário Extraordinário (MME) de outubro de 2019, apresentamos a oração que teve aprovação do Papa Francisco e foi lançada ...
Novidades

Páscoa e antipáscoa!

Ao retornar de um fim de semana de meditação sobre o sentido histórico e teológico da condenação à morte de cruz de Jesus de Nazaré e da sua ressur...
Novidades

Novo grupo de leigos xaverianos em Campo Mourão (PR)

Boa noite meus caros !!! Que a Paz de Cristo esteja com todos nós. Posso dizer que foi uma graça de Deus nossa reunião na casa do Ceciliano. ...