DOM ALBANO BORTOLETTO CAVALLIN

  • Missionários Xaverianos
  • Novidades
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Hoje -  01 de fevereiro, 2017 - na Catedral de Londrina PR. se celebrou a missa das exéquias de Dom Albano Bortoletto Cavallin, Bispo emérito da arquidiocese de Londrina.

Na missa presidida por dom Manoel João Francisco, Administrador apostólico da arquidiocese de Londrina, estiveram presentes vários Bispos da regional sul da CNBB, assim como o senhor Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer e o Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, foi este último quem na  homilia resgato o grande trabalho realizado por Dom Albano como Bispo: seja com as vocações, seja no trabalho pastoral, impulsionando os grupos bíblicos de reflexão e a catequese.

Dom Albano foi Bispo Auxiliar em Curitiba, vivendo sempre no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Transferido para a Diocese de Guarapuava, fez uma experiência de Bispo Missionário. Em Londrina, continuou cuidando da Formação do Clero, fundando o Seminário Propedêutico, o Curso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato permanente.

Também é responsável por uma grande renovação da Catequese no nosso país na década de 80 e  foi o idealizador do documento Catequese Renovada, da CNBB – Documento que deu um novo impulso e transformação na Catequese do Brasil no Pós Concílio Vaticano II. De modo especial promoveu a associação fé e vida, em busca de uma catequese que não seja apenas doutrinal mas também que associe à vivencia dos valores cristãos no dia a dia.

Seu lema episcopal é: “Interpretabatur in Scripturis”, lema que se realizará em seu trabalho pastoral como Bispo, era comum que na homilia sempre conta-se alguma historinha que fazia mais fácil a compreensão das Escrituras para o povo.

Foi um Bispo cercano do seu povo, sempre com um sorriso no rosto, sempre disposto a ajudar aquele que precisa-se, mesmo estando ao final de sua vida pediu que em vez de doar coroas de flores no seu velório, se dera esse dinheiro para as obras da fraternidade da Toca de Assis da qual era Padre espiritual.

A Igreja perdeu um Pastor que cheirava a ovelha, e o céu ganhou um anjo.

Que Deus o receba de braços abertos e o conduza à vida eterna. Descanse em paz, dom Albano Bortoletto Cavallin.