A CNBB apresenta o documento 108: Missão e Cooperação Missionária

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o Estudo 108 com o tema “Missão e Cooperação Missionária”. Fruto de várias reuniões do Conselho Missionário Nacional (Comina),

o texto foi discutido e aprovado pela Assembleia do organismo, ocorrida em março de 2015, como também pelo Conselho Permanente da CNBB, no último mês de outubro.

O Estudo 108 oferece elementos para uma reflexão sobre a missão, animação e cooperação missionária. De acordo com o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom Esmeraldo Barreto de Farias, o objetivo do texto é “mostrar os elementos fundamentais para a reflexão e vivência da missão a partir dos desafios das realidades de hoje, considerando os fundamentos trinitários, a busca da conversão como Igreja em saída e os horizontes que apontam para a presença evangelizadora junto aos que já são batizados e participantes ou aqueles que participam pouco ou não participam da vida eclesial e quem não conhece Jesus Cristo”.

Ainda de acordo com o bispo, o estudo anima todas as pessoas e grupos que buscam iluminar sua vida e sua caminhada levando em conta a fala do papa Francisco. Para o pontífice a atividade missionária "ainda hoje representa o máximo desafio para a Igreja" e "deve ser a primeira de todas as causas".

O texto está dividido em dois capítulos, "A missão" e "A cooperação missionária".

"Sabendo que a missão da Igreja é universal, a última parte do estudo mostra como a animação e cooperação missionárias podem e devem se concretizar nas paróquias, dioceses, regionais e em nível nacional", acrescenta dom Esmeraldo.

O Estudo 108 está disponível nas Edições CNBB: WWW.EDICOESCNBB.COM.BR 
Fonte: CNBB

acoperacao