Notícias do pe. Thiago (Tailândia)

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Caríssimos, como vocês estão? Já se passaram quase cinco meses desde que eu cheguei aqui na Tailândia e graças a Deus estou muito bem. Este período tem sido uma benção do Senhor para mim.

O aprendizado da língua continua, e claramente não é fácil. É preciso paciência e prática, mas devagarzinho chegamos lá.

Nestes meses aprendi um verbo que o utilizo frequentemente, ou seja: khâwcāy que significa entender. O oposto de khâwcāy émâykhâwcāy. O interessante é que este verbo é formado por duas palavras khâwque significa entrar e cāy que significa coração. Portanto, qual é o significado do verbo entender? A língua tailandesa nos oferece a resposta: entendemos somente aquilo que entra no nosso coração.

E é precisamente isso que o Senhor me pede neste momento: abrir o coração para acolher o vento do seu Espírito que sopra impetuoso também aqui na Tailândia.

A nossa pastoral é ainda limitada à causa da língua, mas procuramos colaborar naquilo que podemos. Todas as quintas-feiras e sábados, juntamente com as irmãs Xaverianas, vamos a uma favela para desenvolver algumas atividades com crianças e adolescentes (aulas de inglês, jogos…).

Duas semanas atrás tivemos uma bonita experiência junto a eles. Festejamos o aniversário de uma das adolescentes que sempre participa às nossas atividades. Não tínhamos o bolo, mas somente algumas bolachas. A adolescente que celebrava o seu aniversário partilhou com os outros as poucas bolachas  disponíveis. Lembrei-me do gesto forte da Eucaristia, daquele partir o pão que nos revela uma nova maneira de olhar ao mundo, um novo modo de viver.

Realmente, a presença de Cristo está espalhada em todos os lugares e suscita gestos de paz, de esperança, de vida, de Páscoa.

Thiago Rodrigues, missionário xaveriano londrinense na Tailândia.
  • E-mail do pe. Thiago: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.