Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Comina estuda orientações para articular a dimensão missionária da Igreja


Elaborar um guia com orientações básicas para a animação missionária da Igreja no Brasil foi o principal objetivo da 31ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina).

Realizado neste final de semana, dias 04 a 06, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, o evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), bispos referenciais para a Ação Missionária nos regionais da CNBB e representantes de organismos e instituições missionárias no Brasil, membros do Comina.

“Foi um momento enriquecedor para a caminhada missionária do Brasil”, avalia dom Armando Gutiérrez, membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e bispo de Bacabal (MA). Ele destaca a participação de onze bispos referencias para a missão nos regionais. Com relação aos pontos fortes na programação, dom Armando, aponta a reflexão sobre os seminaristas uma vez que o futuro da Igreja passa pela formação dos padres.

“Precisamos de presbíteros discípulos missionários”, recorda.

Outro momento significativo foi “a elaboração de um referencial para unir e orientar todas as forças missionárias. Além disso, a partilha das atividades e desafios, esperanças e conquistas nos regionais deixou os participantes mais animados pela importância que a missão tem na Igreja”.

Entre os desafios, dom Armando sublinha o valor dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) em todas as dioceses como organismos de união e articulação; a abertura das dioceses para a missão além-fronteiras e universal; e o investimento na formação e espiritualidade missionária.

Segundo a secretária executiva do Comina, Irmã Dirce Gomes da Silva, houve um avanço na construção do texto base sobre a animação missionária no Brasil. “Pelos trabalhos da Assembleia e as contribuições dos regionais e organismos percebe-se a importância de oferecer orientações mais claras para animar e articular a dimensão missionária da Igreja”.

Para a secretária, o crescimento dos Comidis em todo o país, revela uma maior consciência missionária, em especial na animação e articulação. “Isso foi demonstrado pelas avaliações sobre a Assembleia onde a grande maioria achou que foi ótima. É um sinal de que os Comires e os organismos estão comprometidos com a Missão”, observa. A religiosa falou ainda dos projetos além-fronteiras no Haiti, Timor Leste e Guine Bissau, que são contribuições concretas do Brasil com a missão universal.

Os trabalhos encerraram com uma breve celebração de envio conduzida por dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB e presidente do Comina.

“Ide com renovado entusiasmo a fim de testemunhar com alegria as maravilhas do Reino através do serviço missionário”, dizia uma parte do roteiro.

A 32ª Assembleia do Comina foi agendada para os dias 06 a 08 de março de 2015.

Artigos relacionados

Novidades

Reze pelo Cazaquistão!

Na terça-feira, 1º de fevereiro, a Jornada de Oração e Missão pela Paz será dedicada ao Cazaquist...
Novidades

Carta do Superior Geral aos Missionários Xaverianos

Em ocasião dos 150 anos de aniversário do nascimento do nosso Fundador São Guido Maria Conforti. ...
Novidades

Chuvas arrasam a cidade de Uvira (RD do Congo)

Em 17 de abril, parte da cidade de Uvira, República Democrática do Congo, ficou inundada pelas ab...
Novidades

As CEBs são um dom para a Igreja.

Dom Maurício Jardim nem tomou posse da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), mas já teve a gra...