Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Advento é tempo de Esperança


O tempo do Advento remete à dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e insere no caráter missionário da vinda de Cristo.

Ao aprofundarmos os textos litúrgicos desse tempo, constatamos na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).

O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8) , que está sempre realizando a salvação, mas cuja consumação se cumprirá no “dia do Senhor”, no final dos tempos. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para transformar sua vida.

Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, ansiosamente esperam pela manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus. A passagem do Advento é, portanto, um meio precioso e necessário para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, disponível a “perder” a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí uma expectativa alegre, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera aconteça com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual.

 A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo, mas que só se consumará definitivamente na Parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é “Maranatha“! Vem Senhor Jesus! O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna. Esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

(Assessoria Litúrgica Shalom)


Artigos relacionados

Teologia

O Divino Espírito Santo!

Grande é a festa de pentecostes! Mistério maior de nossa fé! A nossa inteligência sente-se pequen...
Teologia

A MÃE DE JEUS DE NAZARÉ

Muitas vezes nos perguntamos, aqueles que praticamos a fé cristã e ainda mais os que a estudamos ...
Teologia

Falar com o coração: “Testemunhando a verdade no amor”

O domingo 21 de maio de 2023, celebramos o LVII Dia Mundial das Comunicações, festa da Ascenção d...
Teologia

CF 2022: Fala com sabedoria, ensina com amor

A Campanha da Fraternidade de 2022, tem como tema: "Fraternidade e Educação" e o lema “Fala com s...