Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Homenagem para a tia Luiza


A Comunidade Nossa Senhora das Mercês da paróquia Sagrado Coração (Prestes Maia, São Paulo), rende uma sincegela homenagem a Luiza Marlene do Carmo, fundadora da comunidade e grande liderança, falecida em 05 de janeiro.

Nascida no interior do Estado de São Paulo, Luiza Marlene do Carmo, carinhosamente conhecida com “Tia Luiza”, ao mudar-se para a região do Ipiranga tornou-se devota da Mãe da Misericórdia, a quem chamamos Nossa Senhora das Mercês.

 Constituiu familia e tornou-se mãe de Cássia e Celina. Cada vez que perguntava de sua familia, “Tia Luiza” sempre comentava que lembrar do amor que sentia por elas fazia com que qualquer problema se ameniza-se.

Tendo que prover a casa, não mediu esforços para abastecer suas filhas, trabalhando no ofício de conservação e limpeza. No entanto, clamou ao Senhor por um emprego no qual ela pudesse ser util. Estudou Enfermagem, como auxiliar e técnica, trabalhando no Ipiranga e no Hospital Santa Marcelina.

Por volta de 1985, mais ou menos foi contemplada pela Cohab com um apartamento na Cidade Castro Alves, onde morou com sua família. Neste bairro juntou-se a outros seguidores do catolicismo que antes reunidos no Centro Comunitário, onde hoje está a EMEI Mário Beni. Nesse tempo fez grandes amizades as quais sempre se lembrava com muito carinho.

 E ela viu ser levantada um templo, em 1991, neste lugar onde estamos. Os padres na época, disseram que nossa comunidade teria o nome de nossa senhora, mas qual, foi então que Tia Luiza sugeriu como nome da padroeira a Mãe das Mercês, e num sorteio assim decidido. Sua alegria foi imensa.

E seguiu sua trajetoria, sempre trabalhando, catequisando, ensinando e aprendendo, ficava indignada quando as pessoas diziam que não tinha tempo para fazerem formação, pois nas formações é que encontrava conhecimento para ser uma cristã ainda melhor.

Como seguidora de Cristo, frequentou tanto a Basílica de Aparecida quanto a Comunidade Canção Nova. Na igreja catequizou, visitou e orou com outros fieis em suas casas. Nas missas e celebrações, cantava forte, lia a Palavra Divina e nas celebrações fez homilia. Sozinha ou acompanhada, orava também diante do sacrário. Fazia questão de manter a igreja sempre aberta sempre que podia, pois acreditava que as pessoas precisavam encontrar a igreja.

Além de tia, Luiza também foi madrinha de muitos de seus catequizandos, seja de batismo, crisma ou casamento, dois dos seus queridos jovens os viu seguindo os caminhos do sacerdócio.

Sempre recomendou que a gente vivesse em oração. Entre 2014 e 2018, foi vice-coordenadora da nossa Comunidade e ficou numa alegria imensa pois iria cuidar de perto das necessidades da nossa comunidade.

Tia Luiza não era conhecida só na nossa comunidade, onde estava transmitia sua fé, dizia sempre para acreditar em Deus e Nossa Senhora, e que qualquer problema que se tem apresentasse a Deus e rezasse, que os problemas se resolveriam.

Sua alegria era contagiante, todos que estavam ao seu redor era contaminado por um exemplo de fé, esperança e sempre tinha um conhecimento para contribuir, todos da paroquia Sagrado Coração de Jesus conhecia tia luiza.

Não deixava de surpreender, com mais de 60 anos entrou pra faculdade de Teologia, precisava ver a alegria de poder aprender ainda mais sobre Deus e seu amor por nós. Nunca se cansava de falar desse amor.

Assim como tudo o que pedia a Deus ela confiava que seria atendida, pelo seu desejo, voltou a morar no ipiranga, ficar perto da Mãe das Mercês de lá, onde passou sua infancia e juventude.

E ficou.....até nos deixar. Nós, familiares, amigos e colegas de fé, que aqui ficamos agradecemos a Deus por termos visto uma pessoa bondosa, caridosa e feliz por ter aprendido com fé, esperanca e amor tudo que Jesus ensinou. E, de lá do alto, ore por nós junto a Virgem Maria.  


Artigos relacionados

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Terço missionário com a Infância e adolescência missionária

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Diocese de São Miguel Paulista (SP), tem vivido c...
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Terceiro encontro vocacional

O domingo 7 de agosto, acontetceu o terceiro encontro VOCACIONAL desse ano 2022 na nossa comunida...
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Abertura do Mês Missionário Extraordinário na Diocese de São Miguel Paulista

Em sintonia com o Papa Francisco e com toda a Igreja, a Diocese de São Miguel Paulista, em São Pa...
Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Semana Missionária

Agradecendo a Deus a tarde de domingo 16 de outubro 2022, em que tivemos a abertura da semana mis...