Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Recentemente, um amigo missionário no Congo me mandou um e-mail sobre um estudo chamado “paz nas famílias”, enfatizando laços entre avós e netos. Mais de 250 avós e cerca de 350 dos seus netos foram entrevistados. As conclusões foram interessantes: as crianças que tiveram um vínculo forte com os avós têm maior inteligência emocional, mais capacidade de sentir e viver a empatia nas relações; e, em contrapartida, menos chances de sofrimento por causa de depressão, de esgotamento emocional e de ‘síndrome de Burnout’.

A experiência ensina que, muitas vezes, bebês e crianças em idade escolar ficam aos cuidados de avós e avôs quando seus pais estão no mercado de trabalho. Os avós participam da educação dos netos, ensinam e transmitem valores e colaboram para que estes desenvolvam um caráter, uma personalidade, um estilo de vida que preserva comportamentos éticos.

Os avós com raízes cristãs têm a capacidade de dar e oferecer amor e suscitam sensações de conforto, segurança e proteção aos netos; geralmente são bons e competentes em narração de histórias; suas recordações de parentesco e de gerações anteriores ajudam as crianças a terem mais memória, despertando-lhes a capacidade de construir os próprios sonhos de futuro e de profissão; se aposentados, têm tempo para dar atenção total aos pequenos, que se sentem valorizados e amados.

A proximidade entre netinhos e avós beneficia também a estes. Geralmente seu envelhecimento se torna mais luminoso, mais aceito, mais vivo por causa das crianças. Perto delas sorriem mais; ficam menos deprimidos, menos cansados, mais calmos, com mais alegria de se sentirem igualmente amados.

A ética da paz nos lares se constrói a partir do respeito e do diálogo entre as gerações. E parece que uma das graves carências que estimulam nos jovens atitudes de isolamento total, de rebeldia e de violência contra os outros e contra si mesmos, seja a falta de união, de carinho e de proximidade entre familiares de diferentes idades.

O futuro será mais saudável se a união de sinergia, de parceria e de colaboração entre as gerações começar em nossas famílias e se estender a nossas comunidades.

Gabriel Guarnieri, sx.


Artigos relacionados

Artigos

XVIII capitulo regional Brasil Norte: a nova direção regional

“Não podemos ficar calados sobre o bem que Deus realiza em nós”. Com estas palavras o padre Super...
Artigos

A Carta Testamento é itinerário de santidade para todos

São Guido, é verdade, escreveu tendo em vista os que estavam e no futuro, poderiam estar, na famí...
Artigos

O papel da religião e da educação na construção de uma cultura de paz

(desde Camarões) - Analisando o cenário político-social do Brasil e de alguns países em outr...
Artigos

O significado da coroa de Advento

A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam alguma...