Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O dia dos mortos no México une a vida e a morte!


Cada ano o dia 02 de novembro celebramos o dia de todos os mortos. No México é uma festa tradicional no qual se visitam os cemitérios, se fazem caveiras de doce, se montam altares aos mortos, as ruas e as casas ficam coloridas, é uma das festas mais populares e tradicionais do país.

O filme Viva! A vida é uma festa! retrata muito bem a realidade das tradições mexicanas do dia dos mortos. Na data se recordam e se homenageiam os entes queridos que passaram para "outra vida". É uma festa que mistura o sagrado e o profano, o medo e a ironia. Neste dia a morte é ridicularizada em charges, caveiras, pão dos mortos, músicas, bebidas alcoólicas, entre muitos outros formatos.

dmortoÉ uma festa popular e muito colorida, onde o povo se diverte de maneira irônica com a morte. Ao longo do dia são feitas oferendas de comidas, flores, bebidas alcoólicas, incenso, velas, que pode ser nos túmulos dos cemitérios ou nos altares aos mortos nas casas. Não podem faltar as caveiras sorridentes de açúcar com nome das pessoas, o pão do morto, as bandeirinhas de papel colorido que decoram ruas e cemitérios para celebrar a vida que invade a morte.  Neste sentido, o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz, na obra El laberinto de la soledad, afirma: "o mexicano está familiarizado com a morte, brinca com ela, acaricia-a, dorme com ela, comemora-a.…"

As Igrejas Católicas oferecem missas especiais para os defuntos, os cemitérios recebem visitantes das pessoas que levam flores e velas, no cinema encontramos filmes próprios para a ocasião, as rádios tocam músicas e lendas especiais pelo dia dos mortos, a imprensa publica as tradicionais caveiras literárias, as famílias fazem em casa os altares dos mortos. Estas manifestações culturais mostram que "a vida é a morte e que a morte é a vida" (Otavio Paz), quem pensa a morte, celebra e pensa também a vida.

Entre as tradições, estão os altares de oferendas aos mortos. Eles são preparados nas casas das famílias e podem variar de região para região, mas com uma estrutura parecida. Eles iluminam a memória dos familiares e amigos que os falecidos deixaram. No altar se colocam as fotografias dos familiares e amigos falecidos com velas para cada alma, as flores sempre ocupando um lugar especial representando a brevidade da vida.  O altar aos mortos é uma das tradições mais populares, este ritual não é feito com saudade, mas no âmbito de alegria e da ironia.  

Ao visitar o cemitério, em alguns lugares e levar cestas para fazer piquenique, tequila para brindar pelos que partiram e até bandas de música típica como o "mariachi" que cantam homenageando os mortos e satirizando a morte. Algumas pessoas costumam deixar bebidas alcoólicas no panteão, acreditando que pela noite os mortos podem sair dos túmulos e beber tequila ou outras bebidas, junto com a comida que lhes foi ofertada pelos familiares. No cemitério se reza, se chora, se canta e, eventualmente, se embriagam, porque, afinal a morte é um fenômeno inseparável da vida. Parece que a melhor forma de enfrentar a morte é rir e brincar com ela como parte da vida

Rafael Lopez Villasenor, sx.


Artigos relacionados

Artigos

Votos de páscoa do Superior Geral

Caríssimos, nestes dias estou em Bukavu, envio em nome da DG os meus melhores votos para celebraç...
Artigos

Encerramento do mês vocacional

Quinta feira 31 de Agosto, a comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima em Londrina (PR) enc...
Artigos

Faleceu com mais de cem anos Pe. Augusto Luca

(Gazzetta di Parma) - “Artista da comunicação missionária” poderia ser o titulo pertinente a...
Artigos

II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’

Participantes da II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’, na F...