Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Atividades missionárias no Marrocos


Faz muito tempo que não compartilho nosso caminhar missionário em Fnideq (Castillejos -Marrocos). Hoje quero enviar-lhe nossos cumprimentos e a certeza de que você está presente em nossas orações como uma parte carinhosa da extensa Família Xaveriana no mundo.

Fazendo um breve resumo do nosso percurso, comunico que nos últimos meses várias coisas têm nos mantido ocupados: relançar o Centro Sociocultural Lerchundi (local das nossas próximas atividades em favor da população); delinear nosso projeto de vida comunitária; descrever o mais claramente possível as primeiras atividades com as quais queremos ser sinais de solidariedade e proximidade com as pessoas a quem nos sentimos enviados.en el bar vecino

E a boa notícia que nos introduz em todos esses campos é que renovaram a residência no país. Rolando e seu servidor tivemos a autorização de residência por três anos, François por um ano (porque ele chegou um pouco mais tarde, em novembro de 2020). Somos gratos por essa esplêndida hospitalidade.

O espaço para nossas próximas atividades se chama "Centro Sociocultural Lerchundi" (fazemos parte de uma rede de Centros da Igreja Católica com este nome). Está fechado há dois anos e precisávamos de uma permissão para reabrir. Depois de preparar um requerimento oficial em Dariya, há apenas seis dias fomos aos escritórios da Prefeitura e à autoridade máxima da área. Éramos acompanhados por Jesus, dono do estacionamento ao lado do Centro. Jesus é o melhor amigo que encontramos na Fnideq; Ele é muito útil para nós, especialmente em nossa necessidade que temos de saber como nos mover no mundo das autoridades e dos negócios do lugar.

Vendo ele, nos escritórios da Municipal aceitaram e carimbaram imediatamente o nosso pedido, que então entregaríamos ao representante do governo. Contentes porque tudo correu bem, agradecendo a Jesus pelo apoio, ele apenas nos diz: "Não sei por que minha mãe quis me chamar de Jesus". Ele está ciente de que algo surpreendente acaba de acontecer, porque uma solicitude como a nossa levaria dias ou semanas de espera ... e, impressionantemente, em menos de cinco minutos tivemos a permissão para reabrir o Centro. Maravilhas da Providência! Por que se chama "Isha", Jesus?

Comento também que, prestes a comemorar um ano no Marrocos, queríamos fazer um projeto de vida comunitária (PCV) que inspira, ilumina e impulsiona nossos passos a cada dia nesta bela e desafiadora missão com a qual Deus quis plantar uma pitada de fermento  do seu Reino no meio em que vivemos ... Por enquanto o nosso PCV é mais um ideal e desafio do que uma realidade plenamente vivida ... Na sua preparação, quisemos destacar que o estilo de presença que nós gostaria de realizar na graça kairós) que nos oferece Fnideq (Castillejos), é a de uma comunidade de fé que reza no meio de um povo orante; uma comunidade fraterna a serviço do encontro com o irmão e a comunidade muçulmana em meio à generosa hospitalidade recebida; uma comunidade cujos membros desejam ser criativos e permanecer em formação permanente diante dos desafios da missão hoje. Somos, portanto, uma pequena comunidade que cultiva gestos de espiritualidade de êxodo e encarnação, que nos levam a valorizar o que é próprio da cultura local. Queremos, por exemplo, que aprender a língua seja um testemunho de amor a este povo.

Consideramos que são ideais muito altos, diante da pequenez e fragilidade dos enviados ... o Senhor cuidará da sua obra. A oração de todos vocês nos faz muito bem. Desde já muito obrigado pelo apoio fraterno.

Nós fizeram, a favor das mulheres (um dos setores vulneráveis ​​do meio em que nos encontramos). São oficinas de corte e costura, bordados à máquina e oficinas de língua espanhola (muito procuradas na região). Já tivemos as inscrições e a demanda já nos ultrapassou (temos limite de participação devido à pandemia) e tudo vai começar, se Deus quiser, no dia 1º de outubro.con amigo catalan

Em relação às atividades que estamos por iniciar, quisemos começar com algumas oficinas que deem continuidade ao que as Irmãs antes de nós fizeram, a favor da mulher (um dos setores vulneráveis ​​do meio em que nos encontramos). São oficinas de corte e costura, bordados à máquina e oficinas de língua espanhola (Com muita demanda na região). Já tivemos as inscrições e a demanda já nos ultrapassou (temos limite de participação devido à pandemia) e tudo vai começar, se Deus quiser, no dia 1º de outubro. Vimos grandes desejos de capacitação que possa abrir horizonte para o futuro e esperança, de autoestima e assertividade, de libertação diante posturas um tanto escuras e incompreensíveis, como o fato de que um esposo que sua jovem esposa estude... triste, mas acontece perante meus olhos...

Compartilho essas experiências no dia em que o Papa Francisco nos convida a “nos tornarmos cada vez maiores” (Dia Mundial do Migrante e do Refugiado). O México, assim como o Marrocos, são países de passagem para milhares de migrantes... Peço a Deus Pai que a cada dia cresçamos em nossos corações. Saudações cordiais, com um abraço fraterno.

Juan Antonio Flores, sx


Artigos relacionados

Artigos

O povo Kayapó chora a morte do cacique Mroô Kayapo

O fato: A aldeia “Turedjam” foi fundada pelo cacique Mroô há alguns anos atrás. Ele a formou...
Artigos

O fascismo ontem e hoje

O fascismo sempre dependeu da manipulação das massas e da informação, fazendo uso do aparato esta...
Artigos

MENS SANA IN CORPORE SANO

Sabemos todos o valor e a importância daquele velho ditado latino: "Mens sana in corpore sano" – ...
Artigos

A rica biodiversidade Amazônica

Biodiversidade é toda a variação de espécies e ecossistemas que existe no planeta. Ela inclui a v...