Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Dom Adolfo Zon: "foi muito bom ver tanta coisa num período tão marcado pela pandemia"


A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou sua segunda semana. Depois de uma primeira semana que segundo Dom Adolfo Zon “foi preciosa, foi partilhar um pouquinho a história dos últimos quatro anos, através de um relatório frutuoso e bem substancioso da Presidência da CNBB, onde de alguma maneira estamos envolvidos todos os bispos da CNBB e todos aqueles que mais diretamente colaboram na execução de todas as linhas, que são as comissões episcopais para a ação pastoral”.

Imagem7O bispo da Diocese do Alto Solimões destacou que “nesse sentido foi muito bom ver tanta coisa num período tão marcado pela pandemia”. Igualmente, Dom Adolfo Zon ressaltou a importância do dia de Retiro, vivenciado pelos bispos no sábado e no domingo, com a pregação de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, um momento para “vivenciar o amor de Deus como aquele que acompanha, ilumina e dá sentido a toda essa ação pastoral”, segundo o bispo.

Esta assembleia eletiva, que nesta segunda-feira iniciou as escolhas dos novos cargos na Presidência da entidade, nas diferentes comissões, os representantes no Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam) e na assembleia sinodal do Sínodo 2021-2024, e que já elegeu Dom Jaime Spengler como seu Presidente para o período 2023-2027, é vista como um momento que está sendo “vivenciado com muita responsabilidade e sinodalidade, e sobretudo vendo quais são os desafios e procurar as pessoas mais capacitadas e com um perfil mais adaptado ao serviço que vai prestar dentro da Conferência”.

Dom Adolfo Zon, que está participando do processo eleitoral pela terceira vez, insiste em que “isso tem que ter repercussão do dia a dia”, afirmando que “há uma união de corações para encontrar o melhor para a Igreja do Brasil”. Não escondendo que “sempre tem aquelas visões mais particulares”, ele ressalta que “ao final, mesmo com diferentes pontos de vista, o que vence é a unidade”.

O bispo da Diocese de Alto Solimões foi eleito nesta 60ª Assembleia Geral da CNBB como vice-presidente do Regional Norte1 da CNBB. Diante do novo serviço, Dom Adolfo Zon disse sentir-se “no início com um pouquinho de medo, porque são responsabilidades grandes e sobretudo num Regional que tem muitos desafios e que esperemos desde a nossa pobreza contribuir para que as decisões tomadas em nível nacional possam ser contextualizadas naquela Igreja do chão amazônico”. O bispo de Alto Solimões insistiu em que “esse é o grande desafio, e também ter essa capacidade de escuta para dar continuidade a todo esse movimento sinodal na Igreja do Brasil e da Amazônia”.

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1


Artigos relacionados

Artigos

Festa dos povos

Aconteceu no seminário xaveriano de Londrina (PR) o sábado 09 e o domingo 10 de novembro de 2019,...
Artigos

Mensagem do Superior Geral para a páscoa!!

Queridos confrades, irmãs, leigos xaverianos e todos os amigos, celebrar a Páscoa do Senhor é um ...
Artigos

Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (princi...
Artigos

Memória dos Mártires Xaverianos

O XVII Capitulo Geral no documento que aprovou sobre a Identidade Carismática fez a proposta da i...