Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mensagem às comunidades do 15º Intereclesial das CEBS


Os 1.500 participantes do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, realizado em Rondonópolis (MT), de 18 a 22 de julho de 2022, enviaram uma “Mensagem às Comunidades” (ver aqui), que recolhe a alegria que marcou o encontro. Um encontro guiado pelo método ver-julgar-agir, que “revelou a identidade das comunidades com seus mais variados membros”, que segundo o texto “nos fizeram sentir o calor do testemunho, da resistência e da resiliência. Um rosto latino-americano, com expressões de todas as regiões do Brasil e de outros países”.

Ao longo do 15º Intereclesial, os participantes afirmam ter visto “que a desigualdade social é fruto de um sistema capitalista neoliberal, político e financeiro, de natureza excludente e concentrador de renda”, constatando em decorrência dele uma triste realidade, que a mensagem relata com detalhe.

Com relação ao interno da Igreja, o texto afirma que “por um lado, as CEBs se ressentem pela falta de apoio de parte significativa do clero e, por outro, sentem-se fortalecidas pelo carinho e atenção do Papa Francisco, com suas atitudes e documentos, e por um grupo de bispos, padres, religiosas e religiosos que caminham juntos, na trilha da Igreja Povo de Deus”. Ele destaca que “há nas CEBs, grande esperança no processo sinodal em curso, fomentando um imenso sonho de comunhão e participação em todos os âmbitos eclesiais, por uma Igreja toda ministerial, superando o clericalismo”.

O horizonte de um novo céu e nova terra, marcou o caminhar do encontro, vistos como “horizontes dos sonhos, mas também se constituem no princípio articulador das mais diversas utopias que apontam para a grande utopia do Reino, realizado em Jesus e antecipado na vida das CEBs”. É por isso que, segundo a mensagem, “as CEBs, qual mulher grávida, continuam gerando o novo, recriando os caminhos de libertação, sob o impulso do verbo sair, que funciona como um fio condutor de toda a nossa existência”.

Os participantes do 15º Intereclesial dizem se sentir enviados a “cuidar para não perdermos o entusiasmo, para não banalizarmos a missão, para que as CEBs sempre tenham o coração ardendo pela Palavra e os pés firmes na caminhada do povo periférico”, relatando alguns elementos a serem cuidados: grupos bíblicos de reflexão, a memória martirial e profética, as estruturas de comunhão e participação, o protagonismo das mulheres e das juventudes, a vida plena dos povos originários, a aliança e parceria com os movimentos populares, a força da sinodalidade que está na comunidade e dos processos de formação permanente. O texto destaca o fato de “valorizar a força dos pobres nas iniciativas comunitárias e não deixar que nos roubem as comunidades!”

Uma mensagem que faz um chamado a seguir caminhando para as periferias e que anuncia que o próximo Intereclesial será no Estado do Espírito Santo.

cebs sm


Artigos relacionados

Artigos

NOVOS TEMPOS, NOVOS CAMINHOS

Não batia com nossa tradição! São Guido Maria na carta de fundação foi claro e explícito, quase a...
Artigos

Congresso Missionário da Arquidiocese de Londrina

Animados pelo Mês Missionário e pelo Ano Jubilar Missionário, a arquidiocese realizou, nos dias 1...
Artigos

São Oscar Romero, um santo para nosso tempo

A santidade pode acontecer sem direta e necessária conexão com a moralidade, em especial dentro d...
Artigos

Dar de beber ao sedento

Estamos vivendo Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Para o Papa Francisco, na bula ‘Miser...