Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

A Trindade: Modelo para a Missão Sinodal da Igreja


O artigo enfatiza que a Trindade é central para a missão sinodal da Igreja, convidando a uma prática eclesial mais trinitária, sinodal e participativa, refletindo a comunhão e o diálogo inerentes à natureza de Deus.

1. Uma Igreja mais trinitária e menos monolítica

Ressalta-se que a comunidade eclesial se reúne em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não como associação filantrópica, mas como resposta ao chamado de um Deus trino. A Igreja, na sua diversidade, reflecte a Trindade, onde cada Igreja local é toda a Igreja em comunhão com as outras. A teologia trinitária, que considera cada pessoa divina na sua distinção e comunhão, promove uma prática eclesial baseada na consulta entre as Igrejas, especialmente através dos sínodos.

2. A sinodalidade como modo de vida e funcionamento da Igreja

O Papa Francisco afirma que a sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio. A sinodalidade, entendida como "caminhar juntos", é uma dimensão constitutiva da Igreja, reativada pelo Concílio Vaticano II. Implica um diálogo aberto e participativo, sem recorrer à hierarquia como único princípio de autoridade. A sinodalidade é uma prática e experiência que afeta todas as dimensões da Igreja, promovendo a cooperação e o acordo entre os bispos e estendendo-se a todos os níveis da vida eclesial.

3. Rumo a uma pastoral sinodal

A Igreja deve reflectir sobre o seu modo de missão e de propor a mensagem evangélica num mundo em constante mudança. Deve ser uma Igreja que se encontre com as pessoas, tendo em conta a sua situação e participação na sua missão. A pastoral da Igreja deve inspirar-se sempre na comunhão trinitária, sendo modelo e esperança para a vida de todas as pessoas. A sinodalidade não é apenas uma questão de organização interna da Igreja, mas ela manifesta e realiza sua comunhão caminhando juntos, reunindo-se em assembleia e participando ativamente de sua missão evangelizadora.

Frédéric MUTONDE


Artigos relacionados

Missiologia

Indonésia: missão como gratidão!

 “Agradecemos ao Santo Padre pela confiança que depositou na pessoa de Pe. Vitus e na famíli...
Missiologia

Caminhada missionária dos xaverianos na Tailândia

“Senhor, por meio do Fundador, nos reuniu em família religiosa, para tornar presente entre os não...
Missiologia

A parteira e a Igreja em saída

Parteira é aquela mulher que está nos vilarejos, nas periferias do mundo. Onde falta tudo, tudo m...
Missiologia

A Igreja defende os indígenas, a "Doutrina da Descoberta" nunca foi católica

O cardeal prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação comenta o documento do Vaticano que ...