Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

A missão no Papa Francisco


Introdução

Até recentemente, a missão ocidental estava fundada sobre a Igreja e remontava ao Concílio de Trento que recordava que o Evangelho era portador de uma verdade e de uma moral, sublinhando que o Evangelho é dado na Igreja: Evangelium in Ecclesia (o Evangelho está na Igreja).

O que sempre pareceu mais claro desde 1940 é que o Evangelho não depende da Igreja. A Igreja depende do Evangelho, o Evangelho está ligado a Cristo e ao Espírito, enquanto a Igreja, que deve viver desta realidade, ela é serva do Evangelho. Essa perspectiva revolucionou tudo e por meio dela, devemos olhar para hoje.

Os Institutos Missionários às vezes se assustam e perguntam: "mas onde é o nosso lugar?".

Comecemos por dizer que esta mudança radical, que colocou a missão na base de toda a Igreja, comprometendo toda a Igreja a proclamar e viver a missão, é a vitória dos movimentos missionários dos anos 30-40-50. São eles, e não as igrejas e bispos. Foram os movimentos missionários que trouxeram à luz esta esplêndida capacidade de uma Igreja servidora do Evangelho. Não é um problema dos movimentos missionários o fato que as igrejas hoje dizem: “a missão é algo que nos preocupa”.

Há também um segundo fator. Devemos considerar que nesta perspectiva a missão requer profunda atenção. M. Amaladoss diz em sua obra que existem três formas de ler o Evangelho:

  • A trazida por Jesus: Jesus falou da vinda do Reino.
  • A das primeiras comunidades cristãs que o escreveram e é fruto do contato com o mundo grego e latino.
  • Aquela trazida pelos missionários, o Evangelho da Europa de 1500.

Devemos começar a proclamar o Evangelho do Reino de Deus, como Cristo fez. Isso implica uma conversão ao Evangelho que é surpreendente.

Não existe cultura cristã. Há um Evangelho que luta com uma cultura multiforme e nesta cultura reside tanto o Evangelho adaptado aos povos individuais, como o Evangelho que é unidade para todos. Como pode haver unidade? Como multiformidade?

O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium, cita muitas vezes os documentos das Igrejas locais, especialmente a latino-americana. Ele cita apenas uma vez um documento europeu. Estamos diante de uma mudança que não deveria nos assustar. A missão gera a Igreja em sua totalidade, porque a Igreja deve ser totalmente missionária. Isto é o que os missionários sempre disseram.

Se toda a Igreja se torna missionária, qual é o papel dos Institutos Missionários? Há espiritualidade e há mosteiros que vivem da espiritualidade, cada um de acordo com suas características e de acordo com os lugares. Com isso, contribuirão para a unidade de todo o mundo eclesial. Os problemas da Europa não são os do Terceiro Mundo.

Grace Davie, uma socióloga inglesa, fez declarações precisas em dois livros. Ela diz que a Igreja hoje está ligada a uma crença sem pertença, believing without belonging; é a Igreja que desaparece no Ocidente. O Ocidente é algo diferente. Não é o Ocidente que traz o Evangelho. É o Evangelho que deve refazer a fé do Ocidente e um caminho de todas as Igrejas com suas peculiaridades.

1. Ação missionaria (EG 21-24)

Nesses números está a mais bela explicação. O Papa Francisco diz que a ação missionária começa com a ALEGRIA do Evangelho. EG 1 (segunda metade) diz que o documento indica novos caminhos para a Igreja nos próximos anos, com uma característica particular: a ALEGRIA. A ALEGRIA do Evangelho é uma expressão de Paulo VI, que encontramos na EN 80. Aquele Papa de rosto triste fala da ALEGRIA do Evangelho. O Papa Francisco retoma isso no início de seu documento.

A Palavra (EG 22)

A Palavra tem sua própria liberdade não apreensível e é eficaz à sua maneira e de formas muito diferentes, como para escapar às nossas previsões e aos esquemas dos teólogos. A Palavra responde à alegria, ao entusiasmo, à coragem, à beleza do anúncio do que é o Evangelho.

O Evangelho tem o primeiro passo na alegria, mas depois é a Palavra: a Palavra de Deus surpreende, não responde aos esquemas. É uma liberdade indescritível, não pode ser dominada... diz Francisco, depende da espiritualidade, da sabedoria e da lógica do amor.

A intimidade itinerante (EG 23)

Essa intimidade que temos com Jesus na Palavra implica uma intimidade itinerante. Não se sabe como o Papa Francisco juntou essas duas palavras, porque a "intimidade" não viaja, está no coração de uma pessoa, em seu modo de ser e pensar; a "itinerância", por outro lado, sempre coloca a pessoa em viagem.

É algo excepcional e extraordinário.

Primerear-começar (EG 24-26)

Trata-se de sair, de ir: o hospital de campo. Segundo Francisco, a Palavra de Deus que entra em contato com a cultura é a ação missionária. 

2. Os sujeitos: quem realiza esta ação missionária?

São sobretudo os jovens, as famílias, o mundo da vida religiosa... O povo de Deus é o sujeito. O povo è maior que os bispos, os teólogos... O tema do povo de Deus é um tema muito caro aos teólogos argentinos: Lucio Gera e Juan Carlos Scannone são os pensadores de quem o Papa se inspira e que pertencem à sua história e que agora estão mortos. A concepção do pueblo de Dios está ligada às pessoas muito simples, em seus momentos mais ordinários e profundos.

Há referências ao povo de Deus totalmente missionário de EG 111 a 134. O tema particular da piedade popular (122-126). O povo em sua simplicidade tem uma sabedoria que não se encontra com frequência nos teólogos.

Quando o Papa Francisco enfrenta a Praça de São Pedro pela primeira vez, ele repete pelo menos quatro ou cinco vezes "eu e o povo". Ele vê as pessoas como portadoras de uma espiritualidade.

O povo de Deus comunica a força do Evangelho e inclui sacerdotes, catequistas, teólogos… cada um com sua contribuição.

  • O povo se evangeliza constantemente: se não fosse assim, como levar o Evangelho aos outros?
  • O povo é guiado pelo Espírito e então devemos aprender a ouvir a nós mesmos: não são os bispos que nos dizem para onde ir, devemos ouvir a nós mesmos para entender a direção a seguir.

3. O método (EG 217-237)

A ação missionária tem um método preciso que devemos fazer nosso.

O tempo é maior que o espaço (EG 222-225)

Quando estamos ligados a um espaço, estamos ligados a uma obra, ao que fazemos, a uma paróquia, a um grupo...

Quando estamos presos ao tempo, estamos presos a um passado, a um presente e a um futuro... a uma esperança, a viver para encontrar a plenitude da própria fé.

O tempo prevalece sobre o espaço porque nos pede para caminhar, avançar, ir além… e é algo extraordinário.

O tempo inclui os jovens, os que estão a todo vapor, os idosos e a esperança passa a todos, mas em particular aos pequenos, aos jovens e aos idosos.

A unidade prevalece sobre o conflito (EG 226-230)

A realidade em que vivemos é em grande parte conflituosa. Somos portadores de uma visão superior, de uma fraternidade que Francisco gosta de chamar de "amizade social" (Cf Fratelli tutti).

A fraternidade é o início de uma paz, de um encontro, de um caminho juntos, de um vínculo. A fraternidade vale mais que o conflito.

O conflito entre culturas deve ser substituído pela capacidade de caminhar junto com a própria identidade diferente. A Igreja caminha rumo um futuro de Igrejas multiformes.

A realidade é mais importante que a ideia (EG 231-233)

Nem todos concordamos com isso, porque a ideia é a ciência, o conceito, a reflexão, para levá-la a um nível cada vez mais alto. Mas a realidade é a concretude. A realidade É, a ideia, pelo contrário, precisa ser elaborada. O que não afeta a realidade não vale nada.

Certamente a realidade é iluminada pelo raciocínio, mas a realidade tem sua própria profundidade e sua concretude que leva a enfrentar a vida e seus problemas.

O todo é maior que a parte (EG 234-237)

Se a realidade te faz andar com os pés no chão, "tudo" se abre para a capacidade de segurar diferentes aspectos na mão; não há apenas a soma, há também a parte. O todo é superior, mas cada um tem que dar o seu pedaço para ter um todo.

Conclusão

Esse povo de muitas faces afeta a realidade humana, que é religião, sociedade, trabalho... Querendo mudar as coisas, a fé não pode deixar de se medir com o compromisso social. O Magistério de Francisco mostra isso:

  • O cuidado da casa comum (LS)
  • A Fraternidade (FT)
  • O valor da santidade do povo de Deus (GeE)
  • A tarefa dos jovens (CV)
  • O papel da família (AL)

Assim temos a ideia de um Evangelho que se coloca diante da realidade e busca criar um mundo que se inspire nele.

Nenhum de nós tem a receita, mas todos sabem que Deus está trabalhando e que a obra de Deus também nos diz respeito. De uma forma ou de outra, todos somos chamados a viver a nossa vocação.

A missão não morre, porque todos a reivindicam, mas cada um a vive segundo o dom recebido.

Os Institutos são enviados para aqueles que são difíceis de abordar, os distantes… que estão em todo o mundo.

Diante dessas mudanças, chega o momento em que cada um simplesmente se coloca diante de Deus e o escuta e começa a se mover naturalmente. Não é possível estabelecer uma única forma de todos viverem a missão. Há fragilidades: a doutrina sem espaço para o mistério do amor de Deus (gnose atual) e uma realidade que se concentra na vontade, sem humildade (pelagianismo atual).

Tudo isso nos faz entender o cansaço da missão e cada um deve colocar seu esforço e empenho nela.

Os Institutos Missionários devem ter a coragem de abrir-se finalmente à missão na Europa. Certamente não é fácil para quem vem de fora, de outro continente, porque é outro mundo.

Aos missionários é dada a tarefa de ser um intermediário entre a cultura e o Evangelho. Os missionários não anunciam a cultura do Evangelho, mas a maneira do povo, de onde eles vêm, de anunciar o Evangelho. É por isso que o estudo da língua é importante.

Nesta perspectiva percebemos que não há cultura cristã, mas muitas culturas e todas elas sedentas do Evangelho.

Pe. Gianni Colzani
Parma - 15 de setembro de 2021


Artigos relacionados

Missiologia

Ecos da Carta Testamento sobre o ser xaveriano na China

As nossas Constituições xaverianas foram reescritas na esteira do Concílio Vaticano II, o livreto...
Missiologia

São Guido, Congresso Eucarístico Nacional

Celebrar a solenidade de São Guido Maria Conforti na véspera de um Congresso Eucarístico Nacional...
Missiologia

Setenta anos dos Missionários Xaverianos no Bangladesh

Os missionários xaverianos chegaram ao Paquistão Oriental em 1952, substituindo os salesianos que...
Missiologia

A igreja da Amazônia celebra 50 anos de Santarém

A comemoração dos 50 anos de Santarém pode ser considerado um dos momentos marcantes da Igreja da...