Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Quem é Jesus para as grandes religiões do mundo?


Estamos celebrando o Natal, uma data importante no calendário de muitos países do mundo, principalmente aqueles de tradição cristã. Nos lembra o nascimento de Jesus. Celebrados vários ritos religiosos, o Natal, ademais de ser um tempo religioso em que nos reunimos com a família. Mas o que as outras religiões fazem? Eles celebram o Natal de alguma forma?

Judaísmo

O Natal coincide com o feriado judaico Hanukkah, que, no entanto, nada tem a ver com o Natal. Vale lembrar que, para os judeus, Jesus é apenas um profeta, pois eles continuam aguardando a chegada do Messias. Este ano, o Hanukkah foi celebrado entre os dias 2 e 10 de dezembro. Durante esses oito dias, é lembrada a derrota dos helenos e a recuperação da independência dos judeus.

Islamismo

Quanto aos muçulmanos, eles não comemoram o Natal, mas têm duas grandes festas que não coincidem com essas datas: Eid al-Fitr, a festa que é celebrada no final do Ramadã, e Eid al-Adha, a Festa do Cordeiro, que comemora como Abraão estava disposto a sacrificar seu filho Ismael (Isaque na Bíblia), como ato de obediência a Deus, antes que ele interviesse para fornecer-lhe um cordeiro. Ambas as festas são celebrados de acordo com o calendário lunar e não têm datas fixas. Embora não celebrem o Natal como tal, é preciso sublinhar que levam em consideração Jesus, a quem reconhecem como profeta.

Budismo

Embora o budismo não celebre o Natal como tal, recorda o nascimento de Jesus, a quem considera um 'bodhisattva', alguém que deixou de lado o próprio bem-estar para ajudar os outros, trazendo consigo ensinamentos baseados na compaixão e no amor. No entanto, não são dias de grandes comemorações, já que seu ano novo (Songkran) é comemorado no dia 13 de abril.

Hinduísmo

No caso do hinduísmo, também reconhecem a figura de Jesus como alguém que veio ao mundo com ensinamentos que valorizam. De fato, na comunidade hindu, há comemorações pontuais no Natal, mas apesar de levar Jesus em consideração, não é comemorado religiosamente.

Os outros ramos do cristianismo

Por outro lado, deve-se levar em conta que nem todos os ramos do cristianismo celebram o Natal. Sim, as comunidades protestantes o fazem. Por outro lado, os países de tradição ortodoxa que ainda mantêm o calendário juliano em suas celebrações litúrgicas celebram o Natal em 7 de janeiro.

Fonte: Religion Digital


Artigos relacionados

Missiologia

A nova missão xaveriana em Chade

Os missionários xaverianos da região Camarões-Chade abriram em 2019 uma presença missionária em B...
Missiologia

Seremos os últimos missionários?

Segundo os arquivos históricos da Itália missionária, diria que sim. De fato, após um crescimento...
Missiologia

Missão xaveriana e experiência espiritual

O envio de Jesus dos seus onze discípulos (Mt 28,16-20), tem dois dados muito sugestivos: 1) vári...
Missiologia

Bodas de Ouro do Conselho Missionário Nacional (COMINA)

No horizonte missionário, é sempre muito claro e reconhecido que a missão não se faz sozinho. Nos...