Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Dom Cláudio apresenta o projeto do Documento Final


Teve início a terceira e última semana do Sínodo para a Amazônia no Vaticano. Na décima quarta congregação geral, realizada na manhã da segunda feira, 21 de outubro, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo/SP e presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica/REPAM, apresentou, na Sala Sinodal, o projeto do Documento Final do Sínodo. O texto reúne os frutos dos pronunciamentos apresentados durante os trabalhos das duas últimas semanas e também dos pequenos grupos.

pacato00Ao longo da semana o texto irá passar por novas redações, sendo revisado nos círculos menores. A equipe de peritos e de redação do material, depois de terça-feira, quando encerram as atividades dos pequenos grupos, estará encarregada de finalizar o Documento juntamente com o relator geral e os secretários especiais.

Padre Justino Rezende, único padre indígena no Sínodo, é um dos peritos da assembleia. Segundo ele, essa semana é muito importante na caminhada sinodal e a construção do documento final passa pelo carinho e pela paciência.

“Muitas vezes nossa tendência natural humana é que apareçam nossos pensamentos, sugestões e, às vezes, isso dá uma certa tristeza, um certo desânimo, não é à toa que falam que esses textos são textos que passam pelo martírio, para surgir outro documento. Por isso que eu acredito que o Espírito Santo age também nesse morrer do nosso querer particular para que possamos, iluminados pela sabedoria de Deus, fazer nascer aquilo que é bom para a humanidade”, analisa.

pacto0Segundo padre Justino, os trabalhos desta semana serão de análise dos acréscimos, ajustes ou retirada de trechos repetitivos do texto, o que exigir dos auditores e peritos a colaboração aos bispos. Daí surge, segundo o padre salesiano, o “filho do Sínodo que vai nascer”: “espero que seja um filho bonito que vai trazer alegria e esperanças para muitas pessoas que moram na Amazônia e para as que não moram e torcem pelos povos”.

O que se sabe até o momento, é que o texto conta com importante fundamentação bíblica, o que poderá ajudar numa “acolhida muito melhor” dos próximos resultados. Até o momento, fica a expectativa para o avanço em relação às mulheres: do elogio ao serviço desempenhado pelas para a promoção da participação ministerial.

Na sexta-feira, haverá uma nova versão para leitura em aula sinodal e a aprovação de cada parágrafo será no sábado. Domingo será a celebração de encerramento.

Fonte: REPAM


Artigos relacionados

Novidades

Abertura do 5º Congresso Missionário Nacional

Abertura do 5º Congresso Missionário NacionalManaus é casa de centenas de missionários e missioná...
Novidades

Vietnã: católicos celebram 400 anos da chegada dos jesuítas

Fonte: Zenit - Os católicos do Vietnã celebram em 18 de janeiro os 400 anos da chegada ...
Novidades

Solidariedade com dom Roque, arcebispo de Porto Velho

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) divulgou nesta segunda-feira, uma nota de solidaried...
Novidades

Dia Mundial das Missões

As Inciativas no mundo para o Mês das Missões são muitas. As diretorias das Pontifícias Obras Mis...