Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Burundi, violação dos direitos humanos


No Burundi, estão em curso há mais de um ano violações graves dos direitos humanos e é maior o risco de genocídio. O alarme foi lançado pela ONU e refere-se às manifestações contra o terceiro mandato do Presidente Nkurunziza, que está usando o punho de ferro contra a oposição.

A RV (Giancarlo La Vella) falou com o padre xaveriano Claudio Marano, durante anos missionário no Burundi

A situação é muito grave. Nkurunziza com o seu governo não colabora e não aceita qualquer diálogo com a oposição e a oposição não aceita qualquer diálogo com Nkurunziza. E assim, a oposição está a armar-se: constituíram diferentes grupos que estão em Ruanda, República do Congo, Tanzânia, e muitos fugiram para o estrangeiro. Nkurunziza, por outro lado, está a fazer incursões constantes, tentando prender as pessoas que fotografadas ou feridas durante as manifestações: estas pessoas são lançadas na cadeia e nas cadeias normalmente verifica-se a tortura e em seguida mesmo assassinatos em massa.

Existe  receio que se volte àquele genocídio que nos anos 90 o País já viveu ...

Há um grande risco, porque grande parte da oposição é composta por Tutsis  e a maioria das pessoas que estão com o presidente pertence aos Hútus. As mesmas pessoas do governo, em vários discursos oficiais, falam de vingança contra os Tutsis que já desde 1972 destruíram os Hútus. Portanto, isso nos leva a crer que, mais cedo ou mais tarde algo virá, porque muitos da oposição – portanto muitos Tutsis - fugiram para Ruanda e também segundo os relatórios da ONU, Ruanda  está a  preparar-se para se armar e atacar o Burundi.

LancioGrandeA comunidade internacional, certamente está empenhada  em crises muito graves neste momento, mas seria oportuno um olhar sobre a situação no Burundi, eventualmente através da União Africano: de que maneira?

A nível internacional já se fizeram alguns passos e tais com o encerramento de todos os donativos e projectos por parte da América, a Comunidade Europeia, a França, a Bélgica e a Alemanha. Isto levou o Burundi ao último lugar na pobreza em todo o mundo.

Portanto, no País estão passando por  tempos muito difíceis: a moeda foi desvalorizada em mais de 50% e todos sofrem terrivelmente por isso.

(from Vatican Radio)


Na foto acima: Padre Cláudio Marrano, missionário xaveriano.

Artigos relacionados

Novidades

Os noviços visitam a família de um colega

Queridos leitores e amigos, partilho com vocês a experiência feita pelos novicios e o mestre uns ...
Novidades

5 anos da Laudato Si’ e a pandemia

Em 24 de maio, a Encíclica Laudato si’ completou cinco anos. A data ficou um pouco ofuscada pelo ...
Novidades

CNBB manifesta solidariedade ao Povo Yanomami

Unidade e solidariedade são os sentimentos manifestados pela presidência da CNBB a dom Mário Antô...
Novidades

TESTEMUNHO DE GRATIDÃO NA RESPOSTA AO CHAMADO DE DEUS

A missão se faz junto ao povo de Deus, que ao responder de maneira positiva ao chamado torna-se c...