Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Lavar os pés: estar disposto a servir


Não meio da celebração pascal, na última que o Senhor celebrava com seus discípulos, o provocador gesto de Jesus, de levantar-se, vestir um avental e começar a lavar os pés de seus discípulos, questiona e fundamenta a vocação cristã e, principalmente, a vocação de quem aceitou assumir o ministério sacerdotal em uma comunidade.

Lavar os pés é uma atitude que confronta a pessoa do sacerdote e desfaz o conceito sacerdotal como poder e prestígio, para recuperá-la como serviço e continuidade do exemplo de Jesus, na comunidade. Num contexto teológico mais amplo, o gesto do lava-pés é símbolo da atitude pastoral do sacerdote numa sociedade que vive um acentuado processo de desinteresse pela religião e de indiferença para com Deus.

Assumir a atitude pastoral do lava-pés é abandonar as pretensões de chamar atenção sobre si mesmo para dar prioridade à pessoa do outro. Na prática, e de modo bem concreto, o padre deixa de ser uma referência religiosa na sociedade para ser a própria presença de Jesus, identificando-se a ele pelo serviço.

A atitude sacerdotal, de “vestir o avental” para estar a serviço da vida, torna-se, naturalmente, motivadora de novos relacionamentos na comunidade e em toda sociedade, simplesmente porque o padre assume a identidade de Cristo servidor, com a mesma disposição do Mestre: “estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Pedro reagiu diante dessa proposta identificadora e colocou impedimento para participar do lava-pés. Queria ser lavado por completo, entendendo que assim participaria de modo pleno. Jesus corrige a intenção de Pedro e confirma que sua participação no mistério — “terás parte comigo” — acontece identificando-se a ele no serviço e pelo servir. Estar disponível a servir é o mais expressivo gesto de fidelidade a Cristo e de fidelidade ao ministério sacerdotal.

O gesto do lava-pés é atemporal. Todos os dias e em todos os tempos existiram e existem pés cansados convocando o sacerdote a vestir seu avental para servir. São pés de pessoas sem vida ou com a vida em frangalhos que precisam voltar a viver; pés de pais e de mães cambaleantes e sem rumo que precisam ser encorajados e fortalecidos. Tantos pés de jovens que, apesar da pouca idade, se perderam em becos sem saída; pés de crianças que não pulam e nem brincam porque a vida lhes tirou até mesmo a possibilidade e a necessidade de fantasiar...

Quantas forem as realidades, tantas vezes será preciso sair da mesa, vestir o avental e, depois, voltar a celebrar: “depois de ter lavado os pés de seus discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo”. O ministério sacerdotal, caracterizado pelo serviço, não permite ao sacerdote que se acomode em algum tipo de mesa, porque sempre haverá um chamado para vestir o avental e se dispor a servir.


Artigos relacionados

Teologia

A MÃE DE JEUS DE NAZARÉ

Muitas vezes nos perguntamos, aqueles que praticamos a fé cristã e ainda mais os que a estudamos ...
Teologia

A Trindade Santa nos liga no amor

De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pe...
Teologia

O significado de uma “Igreja em saída” para o Papa Francisco

O Papa Francisco sabe o que está dizendo - O Papa Francisco sabe o que está dizendo e é exat...
Teologia

As Sete Chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus

Primeiro passo para conhecer a Bíblia é ler a própria Bíblia. Você tem Sete Chaves que abrem o s...