Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Terceiro Domingo: Vida Religiosa Consagrada


Neste terceiro domingo de agosto a Igreja do Brasil nos convida a expressar nossa comunhão com todos os consagrados e consagradas espalhados pelo mundo inteiro. Essa vocação específica é caracterizada pela consagração a Deus pelos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. O fundamento evangélico da Vida Religiosa Consagrada (VRC) é visível na relação estabelecida entre Jesus e seus discípulos, sobretudo no chamado a deixarem tudo pelo serviço do Reino e a imitarem mais de perto seu estilo radical de vida. Nesse sentido, é a experiência profunda e verdadeira com a pessoa de Jesus Cristo que está na origem da VRC.

Vivendo os votos religiosos, a VRC assume o seguimento de Jesus Cristo e se coloca inteiramente ao serviço do Reino em diversos estilos de vida: comunidades apostólicas ou missionárias, obras evangelizadoras de educação, saúde, caridade, vida contemplativa e também as novas comunidades que estão nascendo atualmente. Nesta pluralidade de dons e carismas compreendemos a beleza e a riqueza da VRC que é, no coração da Igreja, lugar privilegiado do testemunho do Reino de Deus. O aspecto em comum que une toda diversidade da VRC é a fidelidade a Cristo e aos valores do Evangelho.

Uma outra característica da VRC é sua missão profética onde os consagrados e consagradas, através do segmento radical de Jesus Cristo, se tornam testemunhas vivas da presença de Deus no coração da humanidade. Sem dúvida, a missão profética da VRC exige um olhar atento aos grandes desafios que interpelam fortemente a Igreja e a sociedade nos dias de hoje. Vivendo em um mundo em constante transformação, a resposta da VRC deve testemunhar a força e o amor de Deus face à fragilidade e à vulnerabilidade da vida humana ameaçada sob vários aspectos.

 Em uma mensagem enviada aos religiosos do Brasil, o Papa Francisco alertou: “Diante dos desafios impostos pela sociedade atual, que vive numa mudança de época, é preciso estar vigilantes, a fim de se evitar a tentação de ter um olhar mundano, que nos impede ver a graça de Deus como protagonista da vida e nos leva a sair à procura de qualquer substituto”. Por essa razão, a VRC deve reforçar seu compromisso de ser no mundo presença viva do Evangelho para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

A missão profética da VRC, considerando os grandes desafios do nosso tempo, sobretudo as incertezas trazidas pela pandemia, é ser um sinal de vida e de esperança testemunhando que o encontro com Cristo e com o Evangelho é fonte de vida e de libertação. A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que Ele mesmo começou.

Considerando o dinamismo que caracteriza a VRC, não podemos esquecer o apelo constante do Papa Francisco para sermos verdadeiramente uma “Igreja em saída”. Nessa perspectiva, os consagrados e consagradas são convidados a redescobrirem a beleza da vocação batismal e missionária. É preciso que eles estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é se comprometer com a construção de um mundo de paz, justiça, fraternidade e amor. O apelo a sermos uma “Igreja em saída” deve motivar a VRC a uma ressignificação, ou seja, redescobrir qual é o seu lugar e consequentemente sua missão. Como dizia Dom Pedro Casaldáliga: “na dúvida: fique do lado dos pobres, dos tolerantes, dos equilibrados, dos pacifistas, da educação, da natureza, do direito à vida”.

A VRC, assumindo as lutas e os sonhos do povo de Deus, responde aos apelos de uma Igreja peregrina que é sinal de salvação e unidade para todos os povos. Ela é patrimônio da Igreja pois sua razão de ser é tornar visível e concreta a proposta do Reino de Deus. Enraizada no coração da Igreja e enviada ao mundo, ela nos convida a renovarmos nossa esperança face aos desafios do tempo presente. De muitas maneiras, ela orienta a vida dos batizados e de toda a Igreja para que não se perca o entusiasmo missionário e a alegria de testemunhar a beleza do encontro com Cristo. Sendo uma das expressões da manifestação do Espírito Santo na vida da Igreja, a VRC continua suscitando no coração de muitos batizados o desejo radical de consagração ao Cristo pobre, casto e obediente. 

Neste dia especial de comunhão com todos os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, rezemos para que eles sejam no meio de nós testemunhas vivas do amor de Deus e de seu Reino. Que o Senhor da messe continue suscitando em nossas comunidades muitas vocações religiosas consagradas para que o Reino de Deus seja anunciado, testemunhado e se torne uma realidade presente no meio de nós. 

norte

Marcelo Ávila, sx


Artigos relacionados

Teologia

Deus Trindade, comunhão plena de amor

No Cristianismo, todas as coisas começam em nome da Santíssima Trindade e toda a Liturgia da Igre...
Teologia

Origem da celebração do Natal

Estamos celebrando o Tempo do Advento. Em nossas reflexões litúrgicas desejamos conhecer a origem...
Teologia

A vida humana para além da morte!

Cada ano celebramos no mês de novembro o dia dos fieis defuntos, nesta data recordamos todos os e...
Teologia

Medellin, 50 anos

‘Entre os objetivos desta nova Conferência, “perfilavam-se uma revisão das Conclusões da I Confer...