Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

15 anos da Assembleia de Aparecida


O bispo emérito de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini, ao falar dos 15 anso de Aparecida, (realizada em maio de 2007) recorda a declaração do Papa Bento XVI reafirmando a opção preferencial pelos pobres, o que foi “favorável à caminhada da Igreja na América Latina”.

Disse Bento XVI na abertura da Conferência de Aparecida: “a opção preferencial pelos pobres está implícita na fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,9)”. Para dom Demétrio Valentini, que foi um dos delegados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na ocasião, “não poderia haver uma declaração mais favorável à caminhada da Igreja na América Latina. A opção preferencial pelos pobres não poderia ter um apoio tão claro vindo de um Papa que é um grande teólogo, Bento XVI”.

Segundo a partilha de dom Demétrio, a declaração de Bento XVI no início “foi muito positiva, de alívio e de confiança que contagiou todos os participantes. Ao condisse.trário da Conferência de Santo Domingo, realizada com muitas tensões internas”.

O bispo também ressaltou como fatores favoráveis “que ajudaram a criar um ambiente propício de conferência” o local do encontro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a proximidade com os peregrinos e com as famílias da região, que acolheram os participantes, além do grupo de teólogos que ajudavam os bispos na elaboração do texto.

Mas o “fato mais decisivo”, segundo dom Demétrio, foi a comissão central presidida pelo cardeal Jorge Mário Bergoglio, que seria eleito Papa poucos anos depois. “O que a gente percebeu dessa comissão: que aceitava as contribuições vindas dos grupos, que os grupos se sentiram mais desafiados ainda a caprichar no trabalho, o que resultou com um texto muito favorável, conhecido como o texto de Aparecida. Da minha parte, é uma alegria ter participado de um momento tão importante para a caminhada da Igreja na América Latina e do Caribe”, 

Fonte: CNBB


Artigos relacionados

Teologia

A fé, para além das falsas seguranças

É urgente um trabalho pastoral que rompa com uma fé em perspectiva mágica. A fé, na perspectiva c...
Teologia

Religiosidade subjetiva na atualidade

O campo religioso é atingido pelas grandes transformações sociais, como parte da modernidade líqu...
Teologia

As obras de misericórdia no contexto do Ano Jubilar

Cada um dentro de suas possibilidades e dons, pode em diversos momentos da vida fazer obras de mi...
Teologia

A FESTA DE PENTECOSTES NO ANTIGO TESTAMENTO

No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira...