Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A cultura vocacional paroquial


Antes do Concílio Vaticano II a animação vocacional estava reduzida apenas na busca de vocações sacerdotais e relgiosas, encarregando a um padre ou a uma irmã esta tarefa. Tudo girava em torno da figura do padre e da freira. Após o concílio, com a redescoberta da Igreja Povo de Deus, o significado da vocação foi entenda de outra maneira. Começou a consciência vocacional como cultura.

Na maioria das paróquias o tema da vocação está restrito alguns poucos eventos. Porém para desenvolver a “Cultura Vocacional” temos que trabalhar a atividade vocacional permanente. Portanto, uma paróquia com a “Cultura Vocacional”, as pessoas têm o prazer de participar na alegria e colaborar com entusiasmo, nos vários serviços e ministérios. A pastoral vocacional age por convicção e fé de que foi chamada para o serviço do Reino. Uma pastoral, ou movimento eclesial, que tem a consciência vocacional do chamado gera testemunho de vida, amplia a ação pastoral, atrai e cultiva as vocações específicas ministeriais, missionárias, sacerdotais e da vida religiosa.

A animação vocacional na paróquia supõe, uma conscientização de todos os agentes, as pastorais e os movimentos trabalhando em direção para a “Cultura Vocacional”, a qual pode colocar todas nossas atividades no paradigma vocacional e missionária. Se as paróquias investem terão os frutos, isto é, adolescentes e jovens que optam pela orientação vocacional e são acompanhados, talvez alguns poderão ingressar nos seminários e nas casas religiosas, outros vão procurar a vocação do matrimônio, permanecendo engajados na comunidade e na paróquia.

Para alcançar uma “Cultura Vocacional”, é necessário formar equipes vocacionais de leigos nas paróquias que incentivem a vocação e desenvolvam os trabalhos da animação vocacional e missionária de maneira paradigmática, isto é, colocando todas as pastorais e movimentos em chave vocacional e missionária. Também com uma atitude programática, isto é, organizando atividades vocacionais, como semanas, gincanas, retiros e formações vocacionais.

Enfim, somos chamados a incentivar a “Cultura Vocacional” começando no ambiente familiar e continuando na comunidade cristã, com o itinerário vocacional: despertar, discernir, cultivar e acompanhar, pois todo cristão é um animador vocacional, de acordo com as próprias possibilidades e realidade que vive.

Rafael Lopez Villasenor, sx.


Artigos relacionados

Vocação

Consagrados por Deus e a Deus

No próximo dia 30 de outubro de 2021, eu Everson e mais quatro irmãos professaremos os votos sole...
Vocação

Um hino à família Religiosa

A seguir o Pe. Arnaldo De Vidi conta sua vocação e história vocacional como Missionário Xaveriano...
Vocação

A vocação nasce na família

Sou Everson Luiz Kloster, missionário xaveriano, estou desde 2017 vivendo na casa da teologia int...
Vocação

Vocação: deixar tudo para ganhar tudo

A resposta ao chamado de Deus representa o terceiro momento que caracteriza os elementos fundamen...