Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Animadoras e Animadores Missionários Avançando na Missão!


O 2° Módulo da Escola Missionária Vocacional teve dentre outros objetivos o de missionar os espaços eclesiais e não eclesiais, além de favorecer espaços de acolhimento, reflexão e de incentivo as atividades missionárias desenvolvidas pelos diversos grupos, pastorais e movimentos atuantes nas Igrejas particulares do Regional Norte 2.  

Dentro da programação do 2° deste segundo módulo houve a oficina de mídias e comunicação favorecida pelo assessor Renan Rosário, o qual atual na animação missionária através principalmente do COMIRE Norte 2. Como desdobramento desta oficina foi lançado o desafio de propagar o que foi desenvolvido como temática, através de uma ação concreta desenvolvida pelos participantes.

Deste modo apresentamos algumas ações promovidas e divulgadas por missionárias e missionários da Escola Missionária Vocacional em suas realidades:

Ação Missionária em Belém

Formados, animados e enviados neste 2° modulo da Escola Xaveriana Missionária, desenvolvemos no dia 22 de setembro de 2023 com os crismandos da comunidade Menino Jesus, da Paroquia São Francisco Xavier, uma forma mais reflexiva de oração através da Leitura Orante da Palavra.

Baseados e inspirados pela Leitura Orante e as Mídias Sociais, oficinas desenvolvidas no 2° modulo da Escola Xaveriana Missionaria, tivemos a experiencia abrangida sobre a dimensão de que a grande quantidade de informação no mundo atual, traz uma dificuldade na assimilação de todas essas informações, especialmente para os Jovens, e por isso, inspirados na Palestra sobre Leitura Orante, onde os texto Bíblicos, são textos de Oração e reflexão do agir de Deus,  desenvolvemos a ação de ensinar a Leitura Orante ao grupo de catequese da Comunidade Menino Jesus, da Paroquia São Francisco Xavier, no bairro do Marco em Belém do Pará.

Com o tema central da escola abordando sobre Juventudes, desenvolvemos essa dinâmica com os jovens dessa comunidade que foi muito acolhedora e vivenciaram essa experiência através de dúvidas que surgiram sobre a Leitura orante da Samaritana, na qual surgiram varias indagações por parte das crismandas e dos crismandos, é  uma nova experiência para eles e para nós que conduzimos esse momento com eles”. [Texto dos missionários(as)]

Ação Missionária em Abaetetuba

“No dia 17 de novembro de 2023, a Coordenação e assessores do Laicato Xaveriano, realizou uma visita aos Leigos da Paróquia São Guido Maria Conforti em Abaetetuba, para conversar, escutar e partilhar as alegrias e sombras, buscando nos animar e motivar na missão, refletimos sobre nossas dificuldades, com a frase "Eu creio" e a pergunta: Acreditar muda minha vida?" Lembramos a letra da música: Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faliá" nos alegramos e enchemos nossos corações de esperanças. É pela fé, que estamos na caminhada, mesmo diante das dificuldades, só pela fé aprofundamos nossa vida Cristã. Aproveitamos também este momento para alguns encaminhamentos da próxima assembleia do Laicato Xaveriano.” [Texto dos missionários(as)]

 

Estas duas ações foram desenvolvidas e divulgadas a partir do comprometimento destes missionários e missionárias que desejam evangelizar cada vez mais pessoas, divulgando e animando o carisma missionário dos Xaverianos, aos quais são tão importantes para a Igreja na Amazônia.

É importante ressaltar que neste ano de 2023 a Congregação dos Missionários Xaverianos comemora 70 anos de presença no Brasil. Deste modo, tanto a Escola Missionária Vocacional, quanto as demais iniciativas da congregação caminham na direção desta celebração, que está em sintonia com a Igreja do Brasil que em novembro celebra o 5° Congresso Missionário Nacional.

Sigamos testemunhando Jesus Cristo como uma Igreja genuinamente missionária, com coração ardente e pés a caminho, na evangelização, no cuidado com o próximo e acolhida aos mais necessitados, “Fazendo do mundo inteiro uma só família!”

 

Belém, 25 de novembro de 2023

 

123


Artigos relacionados

Vocação

Convivência vocacional Xaveriana

Nos dias 06 e 07 de abril, aconteceu na casa de formação dos Missionários Xaverianos, Ananindeua ...
Vocação

A cultura vocacional paroquial

Antes do Concílio Vaticano II a animação vocacional estava reduzida apenas na busca de vocações s...
Vocação

Cardeal You: ainda vale a pena ser padre, somos chamados a ser felizes

L’Osservatore Romano conversa com o prefeito do Dicastério para o Clero em vista do Dia Mundial d...
Vocação

O caminho vocacional: “Você acredita que eu te amo?”

Nestes 3 anos e 8 meses que estou nas Filipinas, cada vez que penso na minha vida, volto aos meus...