Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Pentecostes, 50 dias após a Páscoa


Entre o Domingo da Ressurreição do Senhor e o Domingo de Pentecostes, cinquenta dias se passam. Mas, há aqui um pormenor que deve ter nossa atenção: na comunidade cristã todos esses dias são celebrados com exultação e alegria, de tal modo a parecerem um único dia de festa. Durante esse período, canta-se “Aleluia” e todos os domingos são considerados domingos da Páscoa.  Acontecimento antigo, a Páscoa remonta a festa da colheita. A partir do Êxodo, tornou-se a festa memorial do evento salvífico da aliança firmada no Sinai.

No tempo de Jesus, a festa realizada 50 dias depois da Páscoa, apesar de celebrada ainda como a Festa da Colheita, em alguns círculos religiosos já havia o sentido de comemoração da Teofania (manifestação de Deus) no Sinai. O Rito Pascal, tanto no Antigo como no Novo Testamento, possui uma intima ligação com a Páscoa Histórica, da qual é memorial eficaz. Deste modo, ao olharmos para nossa história da salvação, podemos considerar quatro páscoas:

  1. A páscoa do Senhor, ou seja, a passagem salvífica do Senhor na noite em que se deu a saída o povo hebreu do Egito: o sangue do cordeiro nos umbrais das portas (como revela a Escritura Sagrada) sinaliza para o Senhor que ali se celebra a Páscoa com a refeição do Cordeiro Pascal.
  2. A Páscoa dos Judeus, que é a celebração do “memorial”, realizada de acordo com o rito da ceia pascal registrada no Livro do Êxodo: “Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Javé. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração”. (Ex 12, 14) 3. A Páscoa de Cristo, sua imolação sobre a cruz, a passagem deste mundo para o Pai por meio da paixão e da ressurreição, conforme descrito no Evangelho de João: “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. (Jo 13, 1)
  3. A Pascoa da Igreja celebrada como sacramento in mystério, mas, também, semanal e cotidianamente no Rito Eucarístico. 3.

No sétimo Domingo da Páscoa, celebra-se a Ascensão do Senhor. Os dias seguintes à Ascensão até o sábado anterior a Pentecostes, inclusive, constitui a preparação para a vinda do Espírito Santo, a Festa Cristã de Pentecostes que é marcada pela efusão do Espírito Santo e pela vocação da nova comunidade do Crucificado Ressuscitado. Na celebração da páscoa, estamos celebrando também o Rito Eucarístico.

Jesus, ao realizar a ceia deu a seus discípulos a ordem de celebrá-la em sua memória. Naquele dia, Ele deixou para nós o seu sacrifício pascal, estabelecendo conosco uma nova aliança materializada no pão e no vinho partilhados. Desde então, a Igreja repete a ceia perpetuando a Páscoa como Sacramento de Cristo, dando continuidade à caminhada do Ressuscitado. O banquete Pascal oferecido por Cristo está continuamente presente na Igreja. A comunidade, no momento em que celebra aquilo que o próprio Senhor realizou, o faz em sua memória, cumprindo a ordem dada.

 Cristo tomou o pão e o cálice, deu graças, partiu o pão e o deu a seus discípulos dizendo: “Tomai, comei, bebei; este é o meu corpo; este é o cálice do meu sangue. Fazei isto em minha memória”. Assim, durante a Missa, a Igreja dispôs toda a celebração da liturgia eucarística em vários momentos que correspondem a essas palavras e gestos de Cristo. Jesus, celebrando a festa da Páscoa, faz a memória da passagem da escravidão para a liberdade. Ele dá a esse momento uma dimensão pascal, marcando sua passagem para o mundo do Pai. Assim, o rito realizado por Cristo (pão E vinho = corpo de Cristo e sangue da verdadeira aliança em relação à aliança do Sinai) é memorial, ou seja: é a presença da verdadeira Páscoa, que se realiza na passagem redentora de Cristo, e é anuncio da redenção que se realizará quando todos os homens tiverem celebrado a Páscoa de Cristo.

Fonte: Igreja Povo de Deus em Movimento (maio de 2013)


Artigos relacionados

Artigos

Os tapetes do Corpus Christi

Os tapetes do Corpus Christi são verdadeiras obras de arte são confeccionadas de serragem, borra ...
Artigos

Matando a saudade de Deus

Sonho da humanidade, ousadia de Moisés.  O primeiro casal manifestou o sonho querendo ser co...
Artigos

Experiência Missionária no Chade (África)

Faz quase dois anos que ando por aqui, na savana. Todo dia aprendo alguma coisa. Tudo é tão difer...
Artigos

O chamado à Vida Consagrada para a missão

O terceiro domingo de agosto celebramos a vocação da religiosa e religioso. Este ano também acont...