Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Missão e rompimento de solidão humana


A solidão evoca a postura do ser humano que não tem aliado nenhum como “cavaleiro solitário”. A solidão é a carência da companhia, da fraternidade e da solidariedade. A experiência nos faz compreender que Deus é o primeiro aliado do homem porque Ele é ralação por excelência. O ser humano é criado não para viver isolado, trancado no círculo fechado, no seu “ninho caloroso”, mas para relacionar-se com o Criador, com os semelhantes e com a natureza. Um músico brasileiro cantou: “Solteiro, sim! Sozinho nunca!”. Superar a solidão significa superar a mentalidade egoísta e prepotente, aprimorar o altruísmo, intensificar a relação com Deus. É entrar decididamente na perceptiva do Mestre, na experiência exodal, sair da zona do conforto para ir ao encontro dos outros; encarnar-se na realidade e na história da humanidade.

O reino de Deus está próximo, sair da solidão, ir com os irmãos, amigos e amigas, parentes e familiares no caminho evangelizador em comunhão fecunda e verdadeira. Nessa dinâmica entra em jogo a questão de méritos e de métodos. Os méritos evocam a qualidade e a eficácia de relacionamentos intersubjetivos. O que eu transmito aos outros através meu jeito de ser? Qual é a finalidade de meus relacionamentos? A questão metodológica evoca o modo de prosseguir: como faço para entrar realmente no mundo dos outros? O que tenho que dar e o que tenho que receber? O livro dos Atos dos Apóstolos recorda que “Há maior alegria em dar do que em receber”. (At 20,35).

É muito importante intensificar os valores humanos como gratuidade, generosidade, lealdade, contudo, o altruísmo. Vale apena lembrar o pensamento de Papa Francisco a respeito da lei da natureza: “Os rios não bebam suas águas, as árvores não comam seus frutos, as flores não exalam seus perfumes, o sol não brilha por si mesmo. Você está feliz, talvez sim! Mas essa felicidade não é nada! Você é muito mais feliz quando os outros estão felizes por causa de você!” Assim, a missão é realmente testemunho transparente no mundo de hoje


Artigos relacionados

Artigos

Mensagem do 4º Congresso Missionário Nacional às comunidades eclesiais do Brasil

Os participantes do 4º Congresso Missionário Nacional aprovaram no final do evento, domingo, 10 d...
Artigos

Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões

Santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, morreu em 1° de ou...
Artigos

Experiência Missionária do Pe. César nas Filipinas

Para partilhar a minha experiência missionária procuro sempre falar a partir do centro de todo o ...
Artigos

Francisco pode realmente visitar Kiev em meio ao bombardeio russo?

A hipótese da visita do papa a Kiev (Ucrânia) diante do bombardeio russo é considerada absurdo pe...