Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Francisco: revalorizar o domingo


Um dos elementos fundamentais que está presente nas catequeses do papa Francisco, a respeito da liturgia e a missa, é o domingo. Tão logo, uma constatação: a participação por preceito não é suficiente. Dentre os mandamentos da Igreja está o preceito da participação na liturgia aos domingos e festas. Esse preceito tem por finalidade ressaltar a importância dessas ocasiões para a vida cristã, afinal, a liturgia é o cume e o ápice da vida eclesial. Mas a norma não deve, jamais, substituir a motivação espiritual. Reunidos para celebrar o mistério pascal de Cristo, nós formamos assembleia.

E essa constatação não é sem consequências teológicas: forma-se assembleia de um povo que foi convocado, pela própria Trindade, para participar, sacramentalmente, de sua comunhão. Não há, pois, norma que seja maior que essa motivação. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!, é o que a assembleia diz, logo no início da celebração. O reconhecimento é o de que a nossa vontade é uma conformação à convocação feita pelo próprio Deus, que nos quer ao redor de si.

E o domingo, desde mais antiga tradição, que remonta ao cristianismo do tempo dos apóstolos, é ocasião privilegiada para esse assentimento à convocação que o Senhor nos faz. Domingo, dia do Senhor. O primeiro dia da semana; dia em que despontou a Ressurreição de Jesus como revelação para seus discípulos e discípulas mais próximos. Se o sétimo dia, pois, era celebração do descanso de Deus, ao fim da criação, o dia seguinte, oitavo – mesmo que, tecnicamente, primeiro – inaugura o dia da nova criação. A ressurreição de Jesus nos insere num dia que não tem ocaso, pois tudo é tocado pelo frescor da Vida.

Nesta quaresma fora do tempo, que estamos vivendo, afastados da reunião comunitária aos domingos, temos um motivo a mais para repensar o valor desse dia em nossa religiosidade e espiritualidade. Que a ausência da congregação dominical nos ajude a reaprender a saborear o domingo como um verdadeiro Dia do Senhor, que também é dia nosso, pois dia de comunhão. Este é o dia que o Senhor nos fez, seja para nós um dia de alegria!

Que a força do domingo se desvele para muito além do preceito, para além do desejo de comunhão nas espécies eucarísticas, mas que também nos ré ensine o valor da vida em comunidade, da vida daqueles que fracionam o mesmo pão: tanto o da Palavra e da Eucaristia, quanto o pão da vida cotidiana. Domingo é festa: que reaprendamos o significado existencial disso!

Felipe Magalhães Francisco (Fonte: Dom Total)


Artigos relacionados

Artigos

Missionárias de Maria - Xaverianas: Uma família para o mundo!

São Guido Maria Conforti, após ter fundado em 1895, a Congregação dos Missionários Xave...
Artigos

Ecologia e Sustentabilidade da Amazônia.

A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais importantes e ricos em biodiversidade do mundo. N...
Artigos

Ano novo, tempo de recomeçar

Somos seres feitos no tempo, na história e no espaço. Outro ano que fica para atrás, quantos mome...
Artigos

Matando a saudade de Deus

Sonho da humanidade, ousadia de Moisés.  O primeiro casal manifestou o sonho querendo ser co...