Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ecologia e Sustentabilidade da Amazônia.


A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais importantes e ricos em biodiversidade do mundo. No entanto, a crescente degradação ambiental e o desmatamento desenfreado representam uma ameaça real a esse tesouro natural. Diante desse cenário, a visão de Leonardo Boff, teólogo e ecologista brasileiro, sobre a ecologia e o manejo sustentável, oferece uma abordagem promissora para a preservação da Floresta Amazônica e a garantia de um futuro sustentável. Boff enfatiza a interdependência entre os seres humanos e o ambiente, destacando a importância da harmonia e do respeito mútuo. Ele propõe uma ecologia integral, que considera não apenas a dimensão ecológica, mas também a dimensão social, cultural e espiritual.

Para Boff, a Floresta Amazônica não é apenas um recurso a ser explorador, mas um organismo vivo que precisa ser preservado em sua totalidade. O manejo sustentável é uma abordagem fundamental na visão de Boff. Em vez de promover a exploração indiscriminada dos recursos naturais da Amazônia, ele defende o uso racional e responsável dos recursos, de modo a garantir a sua proteção e continuidade. Isso implica na adoção de práticas de seleção seletiva, no replantio de espécies nativas e na promoção da biodiversidade.

Uma das principais propostas de Boff é a valorização e o envolvimento das comunidades locais no manejo sustentável da floresta. Ele argumenta que essas comunidades têm um profundo conhecimento tradicional sobre a floresta e suas dinâmicas, e que sua participação ativa na gestão dos recursos naturais é essencial para a preservação a longo prazo. Ao envolver as comunidades, é possível garantir uma abordagem mais equilibrada e consciente, evitando a exploração predatória e promovendo a sustentabilidade.

saogabi 2

Boff também destaca a importância da educação ambiental e da conscientização pública como ferramentas fundamentais para a preservação da Amazônia. Ele argumenta que é necessário promover uma mudança de paradigma, na qual a sociedade compreenda a importância vital da floresta e se comprometa ativamente com a sua proteção.

Por meio da educação ambiental, é possível disseminar conhecimentos sobre a biodiversidade amazônica, os serviços ecossistêmicos que ela oferece e os impactos negativos do desmatamento. Para Boff, o manejo sustentável da Floresta Amazônica não se resume apenas à preservação do ambiente natural, mas também à promoção da justiça social e econômica. Ele enfatiza a necessidade de conciliar a conservação ambiental com a melhoria das condições de vida das populações locais, por meio da valorização da cultura, da geração de empregos sustentáveis ​​e da distribuição justa dos benefícios gerados pela floresta.

Em suma, a ecologia de Leonardo Boff e o manejo sustentável da Floresta Amazônica se complementam harmoniosamente. Boff propõe uma abordagem integral que considera as dimensões ecológicas, sociais, culturais e espirituais do ambiente amazônico. Sua abordagem no manejo sustentável, na participação das comunidades locais, na educação ambiental e na justiça social aponta para soluções viáveis ​​e equilibradas para a preservação da Floresta Amazônica. Seguir essa visão é fundamental para garantir a sobrevivência desse ecossistema único e para construir um futuro sustentável para todos.

atalaia

Welinton de Paula


Artigos relacionados

Artigos

Natal: encontro do divino e humano

A noite de Belém é sempre fria. Mas houve uma noite singular, em que Belém se encheu de glória, a...
Artigos

São Francisco Xavier: Padroeiro das Missões

O dia 3 de dezembro, a Igreja no mundo celebra a memória de São Francisco Xavier que em 1925, jun...
Artigos

Quinze razões para te amar Francisco, diante da avalanche de novos fariseus

Francisco, nós te amamos, porque... 1. Você é um ser humano. Parece óbvio, mas não é tão óbvio a...
Artigos

Padre Riccardo Tobanelli e o centro Tokai Songho.

Procuramos transmitir aos mais novos a convicção de que "com as próprias mãos eles podem criar o ...