Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Os missionários anciãos e doentes na casa mãe de Parma


"Acompanhar pessoas fragilizadas comporta um processo juntos, caminhar juntos, crescer juntos... Compartilhar a fragilidade é uma arte que se aprende dia após dia... O sofrimento e a morte são as provas mais radicais a que a consistência do 'homem'. A doença pode ser vivenciada como uma crise de sentido e abalar nossas crenças. É um momento de amadurecimento pessoal e eclesial... Diante do outro que não é autônomo, a pessoa deve reconhecer sua dignidade, habilidades, capacidade de falar, comunicar, perceber, sentir emoções, negociar e decidir... O acompanhante deve aprender e esforçando-se para entrar no mundo do outro sem interromper, corrigir, completar frases, fazer perguntas. Não há idades sem capacidade ou períodos de vida sem sementes para brotar, nem momentos da vida em que o crescimento não seja possível”. (José Ângel Aguirre Abaitua, sx)

Começo com estas palavras para agradecer (Xaverianos e não) que se dedicam de corpo e alma para acompanhar os missionários doentes e idosos em nossas comunidades Xaverianas na Itália. O XVI Capítulo Regional da Itália escreve: "Recomenda-se vivamente que os co-irmãos tocados pela fragilidade, no sentido mais amplo do termo, permaneçam - tanto quanto possível - nas comunidades, dando aos co-irmãos a experiência, a sabedoria e o exemplo de uma vida vivida na fé, na esperança e sobretudo na paciência". Portanto, apenas as comunidades da Itália de Vicenza e Parma estão suficientemente equipadas para atender adequadamente os missionários doentes.

Em fevereiro, o Quarto Andar da Casa Mãe acolheu três novos missionários com várias doenças: os padres Mario Diotto, de Vicenza, Carlo Pozzobon, de Udine e, finalmente, Giovanni Zampese, de Brescia. Estas chegadas são fruto de suficiente intercâmbio e discernimento para assegurar um acompanhamento adequado.

Em fevereiro, nossa comunidade foi mais uma vez tocada pela morte. Na idade avançada de 90 anos, Franco Bertazza nos deixou, que esteve envolvido em vários campos, especialmente o da formação. Ele havia chegado à Casa Mãe há alguns meses e se encontrou bem com os irmãos no Quarto Andar. Serviu até o fim a família xaveriana e realizou um apostolado múltiplo. Ele havia se preparado para o encontro com o Senhor com grande serenidade e lucidez. O Pe. Gabriele Ferrari presidiu a celebração do funeral e na homília nos lembrou que foi um xaveriano que colocou suas muitas habilidades a serviço da missão e de nossa família.

Após alguns meses de fechamento do Quarto Andar reabriu finalmente as portas para os voluntários que o fazem com muita dedicação. A grande comunidade também assumiu o compromisso quaresmal de passar tempo com nossos missionários doentes, assim como os estudantes da teologia. Deste modo, os três co-irmãos mais diretamente envolvidos na assistência têm a oportunidade de descansar um pouco. Além disso, alguns missionários do Quarto Andar obtiveram permissão para participar novamente das celebrações no Santuário e realizar o ministério da Reconciliação.

 (Gabriele Cimarelli sx)


Artigos relacionados

Artigos

A Pedagogia da Esperança de Paulo Freire

Este ano em que a Campanha da Fraternidade é sobre a Educação, o pensamento de Paulo Freire, no c...
Artigos

LANÇA MENTO DO LIVRO SOBRE PADRE SILVANO ZENARRI

Neste dia foi, organizado na Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Laranjeiras do Sul, o lançamen...
Artigos

8 de março, dia Internacional da mulher

08 de Março é o dia Internacional da Mulher é uma data que celebra a luta das mulheres por iguald...
Artigos

Uma nova etapa dos xaverianos no Marrocos

Os padres xaverianos padres Antônio, Rolando e François, partir de 31 de maio de 2021, começam um...