Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Experiência missionária como bispo na triple fronteira


 Já se passaram vários meses da minha presença na Diocese do Alto Solimões e, em maio, faz um ano que assumi o pastoreio da Diocese. Nesse tempo, muitas experiências preciosas e gratificantes foram acontecendo e enriquecendo a minha vida missionária.

Ao longo desse tempo, uma das experiências mais bonitas foram as 3 visitas nas 8 paróquias que formam a Diocese do Alto Solimões. Foram visitas que me ajudaram e me ajudam a contemplar e conhecer a realidade com seus grandes desafios. Uma experiência que faz crescer a capacidade contemplativa e a visão compassiva e misericordiosa do quotidiano da vida do nosso povo.

Uma experiência que me ajuda cada dia a olhar a realidade com sinceridade (LS 61) para ver que nem tudo está de acordo com o plano de Deus.

Nessas presenças nas comunidades, procurei praticar o triple serviço à palavra, à liturgia e à organização pastoral que um bispo é chamado a realizar. Além da primeira visita de cortesia e apresentação como novo bispo em cada paróquia, a minha presença durante vários dias, nas festas dos padroeiros, proporcionou-me a experiência maravilhosa de sentir a cercania do povo e poder partilhar a fé nas celebrações de cada dia e a confraternização na praça da matriz, saboreando os diferentes cardápios do lugar. Também visitei algumas paróquias para administrar o sacramento da crisma, confirmando jovens e adultos na fé.

A experiência mais marcante foi a preparação e a realização da Assembleia Diocesana de Pastoral, que aconteceu em Tabatinga, no mês de novembro, com a presença de todas as paróquias representadas pelos seus respectivos delegados. Foram três dias de reflexões, debates e decisões, que nos ajudaram a elaborar o plano diocesano de pastoral que vai guiar a nossa ação como Igreja durante os próximos quatro anos. Foi uma experiência muito fraterna e celebrativa, em que, juntos, pudemos rezar, partilhar as experiências. Conseguimos, inclusive, aprovar algumas propostas para a nossa caminhada como diocese e como paróquias. Propostas que estão em sintonia com a Igreja do Brasil e do nosso Regional da CNBB Norte 1.

Outra experiência muito marcante foi a Abertura da Porta Santa da Misericórdia e o Ano da Misericórdia com os índios Tikuna na Paróquia de São Francisco de Assis, em Belém do Solimões. A celebração foi precedida de uma procissão desde a comunidade de Nossa Senhora de Aparecida, em que celebramos os ritos iniciais e a escuta da palavra de Deus, com paradas em diferentes pontos da aldeia. Ao chegarmos à igreja matriz, abençoamos e abrimos a Porta Santa e juntos a atravessamos para sermos agraciados com a misericórdia e, como Jesus, o Rosto da Misericórdia, sermos praticantes da misericórdia.

Na semana de Páscoa, estivemos reunidos em Tabatinga: os agentes de pastoral, padres, religiosos e religiosas, para encaminhar as decisões tomadas na Assembleia Diocesana com a criação da Coordenação Diocesana de Pastoral, como órgão de planejamento e executivo da Assembleia, e a constituição de uma Comissão Bíblico-Catequética que estará a serviço das paróquias e comunidades para viabilizar as decisões tomadas sobre a Palavra de Deus e a Iniciação à Vida Cristã.

Nessa caminhada, sinto a presença de Jesus Bom Pastor, que me conduz e acompanha no cuidado desse povo a mim confiado, o qual me fortalece e me anima nos momentos de desânimo. Também nossa Senhora da Assunção nos indica qual é o caminho que devemos seguir rumo ao Reino definitivo!

Dom Adolfo Zon Pereira, SX  (Bispo da Diocese do Alto Solimões).


Artigos relacionados

Artigos

CF 2014: É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)

Este ano a Igreja Católica no Brasil, no tempo da Quaresma, quando convida à conversão, oração e ...
Artigos

 O Dia do Padre, festa do Cura d’Ars

Dia 04 de agosto de 2023, é um dia de celebração especial dentro do mês vocacional, pois além de ...
Artigos

Bispos de diferentes gerações na Assembleia da CNBB

“O que marca mais é a expressão de colegialidade, a gente trabalha em conjunto. E de diocesaneida...
Artigos

Oito anos de pontificado do Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, o Cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito à Cátedra de Pedro: primeiro P...