Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ecumenismo: entre a pandemia e a guerra


A 11ª Assembleia Geral do ECC (Conselho Ecumênico de Igrejas) será realizada em Karlsruhe (Alemanha) de 31 de agosto a 8 de setembro de 2022. A Assembleia, que normalmente dura sete anos - a última se reuniu em Busan (Coreia do Sul) em 2013-, foi adiada devido à pandemia, que afetou a agenda e a forma a ser realizada.

De qualquer maneira, é uma etapa fundamental no caminho das Igrejas para a comunhão, tão profundamente marcada tanto pela crise sanitária, como pela guerra travada entre a Rússia e a Ucrânia, igual ao início do século XX, quando a sonho da missão ecumênica foi iniciada pela Conferência Missionária Internacional de Edimburgo (1910), logo desmoronou a tragédia da Primeira Guerra Mundial, na qual países que se diziam cristãos, se atacaram barbaramente uns aos outros, arrastando até países não-cristãos nessa guerra.

Hoje, outra guerra "mundial", entre a Rússia e a Ucrânia, parece abalar um século de inegável progresso ecumênico, no qual até a Igreja Católica, graças ao Concílio Vaticano II (1962-1965), entrou em campo, colaborando com quase todas as organizações da ECC e participando de todas as suas Assembleias Gerais -de Uppsala em 1968 a Karlsruhe em 2022-, embora não fazendo parte como membro das Igrejas. Um fluxo vital de encontros em todos os níveis, diálogos teológicos bilaterais e multilaterais, acordos pastorais, visitas recíprocas, orações conjuntas, que alimentaram o sonho - segundo alguns, a ilusão - de que a reconciliação e a paz estão ao alcance, pelo menos no velho continente.

Mas este fluxo vital não é suficiente se as Igrejas, diante de uma guerra cujos motivos ainda não foram compreendidos, renunciam ao diálogo de comunhão e se entregam às suas velhas e novas divisões, desobedecendo flagrantemente ao mandato evangélico de unidade (ut unum sint) e justificando o escândalo da separação com razões "metafísicas" implausíveis, até mesmo abençoando as armas de seus respectivos exércitos em nome do princípio "uma língua, um exército, uma Igreja". Uma tragédia para as Igrejas, que correm o risco de trair - pelo menos ao nível da liderança - um século de ecumenismo, não só, mas do próprio amor de Cristo, que é fonte, coração e centro da sua identidade e missão. Como poderão as Igrejas empurrar o mundo para a reconciliação e a unidade, se se deixarem envolver pelos desígnios populistas, nacionalistas e imperialistas dos poderosos do momento?

A Assembleia de Karlsruhe também tentará responder a esta questão crucial com o tema "O amor de Cristo move o mundo para a reconciliação e a unidade". Infelizmente, as tensões e desacordos inter e intra-eclesiais estão enfraquecendo a identidade e a missão de todas as Igrejas. É por isso que Karlsruhe pede uma mudança de ritmo no caminho ecumênico, uma mudança de paradigma em relação às décadas anteriores, como sugere o documento preparatório: "Muitos nas Igrejas recomendam que nossa busca de unidade não seja apenas intelectual, institucional e formal, mas também fundada na relação, na oração comum e, sobretudo, na afeição e no amor recíprocos". A ilustração do tema pelos órgãos do Conselho Mundial das Igrejas, fala de um "ecumenismo do coração", capaz de escutar "um mundo que clama por amor, comunidade, justiça e esperança" e que mais do que nunca precisa de "Igrejas visivelmente em comunhão, desejosas de unidade onde há divisão e de um novo futuro para a humanidade e toda a criação".

Mário Menin, sx (Editorial Missione Oggi - maio-junho 2022)


Artigos relacionados

Artigos

As mortes da pandemia podem ser muito mais!

Marca de meio milhão de mortos já teria sido atingida há meses no Brasil. Falta de clareza sobre ...
Artigos

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Amós, camponês do Reino de Judá, e Oseias, profeta do Reino do Norte, com sua profecia, tecem red...
Artigos

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

No próximo domingo, dia 24 de outubro, na Missa do 30º Domingo do Tempo Comum, a I...
Artigos

O que Jesus quer de nós?

Às vezes, nós Missionários “profissionais” (!) Nos perguntávamos se com as nossas atividades está...