Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

FRANCISCO DE ASSIS: UM CÂNTICO DE AMOR E CORAGEM 


“Canta Francisco, com a voz dos pobres, tudo que atrevestes a mudar. Canta novo sonho, sonho de esperança, que a liberdade vai chegar!”

A música de Luiz A. Passos, cantada por Toinho, não poderia fazer mais sentido com a nossa realidade como agora. Nos olhos dos/das pobres marginalizados/as, vemos Francisco perdido de amor. Um amor fraterno, sem limites. Um amor que denuncia os desmandos dos poderosos, a fome de palavra e pão do povo sofredor. Um amor teimoso, que não se entrega às dificuldades. Revolucionário é o amor de Francisco (e também de Clara), que é imagem do Deus feito pobre, e que hoje – e sempre – será acolhido por toda as juventudes que reconstroem a Igreja e a sociedade pelo mundo afora.

O clamor de mudanças de Francisco se deu de maneira prática. Além das orações, o santo jovem da cidade italiana de Assis ousou sonhar com um mundo mais fraterno, mais irmão, espalhando o equilíbrio com a casa comum, um estilo de vida ativo para com os/as mais necessitados/as, e uma Igreja em Saída, feita do povo, com o povo e para o povo. Não à toa, por tudo o que representa o seu legado, o Papa Francisco repete os mesmos gestos do jovem de Assis, destacando inclusive a Economia de Francisco e Clara, a fim de prover um jeito mais digno e humano para as irmãs e irmãos.

Tudo o que fora descrito é de suma importância. Afinal, nossa sociedade, infelizmente, anda adoentada: a casa comum e os povos originários estão sendo consumidos pelo fogo; nossas irmãs luas, nossas pequenas claras estão sofrendo os ciclos de violência contra suas vidas; e a economia selvagem fere a dignidade do povo brasileiro, com destaque para os mais indefesos.

É necessário, minhas irmãs e meus irmãos, transformar o amor de Francisco em um grito que seja forte, como uma grande denúncia, e ao mesmo tempo ressoe como música para incentivar a prática e a fé ativa para mudarmos esta realidade. Que esta música ressoe em nossos corações, para que novo céu e nova terra possam chegar em nossas realidades, vencendo, com coragem, o império da morte. De braços dados com a vida em missão na história, façamos, hoje e sempre, ressoar o cântico de amor e coragem de Francisco (e Clara) de Assis.

Gabriela Da Silva


Artigos relacionados

Artigos

Talvez não haja ressurreição após a via sacra dos índios no Brasil

A semana do Índio celebrada nas escolas do Brasil coincidiu este ano com a Semana Santa, quando o...
Artigos

Iniciativas para viver a Quaresma durante quarentena por coronavírus

Diante do avanço do novo coronavírus COVID-19, muitos países tomaram a decisão de impedir a mobil...
Artigos

Campanha da Fraternidade 2017: Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)

Bioma é um conjunto de vida constituído por agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identif...
Artigos

BATIZADOS E ENVIADOS

Reencontrar o sentido missionário da nossa adesão a Cristo. Foi divulgada neste domingo, Solenid...