Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Os nomes costumam nos dar pistas para a identificação da realidade a que se referem; no nosso caso, ajudar-nos-ão a saber quem são e qual foi a principal missão confiada a estes arcanjos tão celebrados no cristianismo.

Miguel nome hebraico, que alude à excelência divina. Lúcifer havia se rebelado contra Deus e muitos esquadrões de anjos o seguiram, foi então que "MI-KA-EL" outro arcanjo, o confrontou com uma voz poderosa, QUEM-COMO-DEUS? Então os anjos rebeldes caíram sobre seus rostos e foram lançados no abismo. Este nome de Miguel aparece quatro vezes na Sagrada Escritura, mostrando-se como o protetor de Israel, pelo qual este povo tinha uma grande devoção a ele, ele também aparece no Apocalipse, lutando contra o dragão que simboliza o diabo, pois a luta não terminou, ainda continua na terra onde Satanás tenta se vingar. Nesta luta, o Arcanjo Miguel cumpre agora a missão de ser o protetor da Igreja, como antigamente era o protetor do povo de Israel, sendo celebrado com estas palavras. "Príncipe glorioso, chefe das milícias angelicais, chefe do paraíso e poderoso arcanjo que corre em socorro do povo de Deus e os defende na luta para que não pereçam no dia do juízo." Nós o reconhecemos na forma de um guerreiro armado com seu escudo e elmo perfurando o dragão com sua espada.

Ademais de ser guardião da Igreja universal, os Santos Padres atribuíram-lhe serviços espirituais a nível pessoal, que têm a ver com a luta constante que a alma tem de manter contra os enganos, tentações e ciladas do maligno. Santo. Miguel Arcanjo não terá terminado seu ministério enquanto houver almas na terra que ainda não cruzaram os limiares do tempo. Eles também o veem como o protetor especial na hora da morte, quando a alma tem que lutar o último combate. Neste cenário escatológico, tão apreciado pelo mundo medieval, São Miguel estará presente no momento do balanço. Houve um tempo em que a famosa abadia normanda do Monte Saint-Michel, construída no ano de 709, representava um importante centro onde era cultuado este Arcanjo Protetor.

No que diz respeito ao Arcanjo Gabriel, comecemos por dizer que o seu nome significa "Força de Deus". Ele é o emissário celestial, portador das melhores notícias, razão pela qual é considerado o santo padroeiro do rádio. Ele será o encarregado de comunicar a Zacarias, casado com uma idosa Isabel, que eles milagrosamente teriam um filho. Enquanto estava no templo, Gabriel apareceu a ele e disse: “Não tenha medo, Zacarias; seu apelo foi ouvido. Isabel, sua esposa, lhe dará um filho que você chamará de Juan... “Como posso ter certeza disso? Porque eu sou velho e minha esposa é velha.” O Anjo respondeu: "Eu sou Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para falar com você e anunciar esta boa notícia". Gabriel é acima de tudo o Anjo da Anunciação: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus”.

Rafael é um dos principais arcanjos que significa "Deus curou". Ele só aparece uma vez no cenário bíblico. Somos mostrados como um companheiro incógnito de Tobias em uma longa e complicada jornada, que terminou feliz com o casamento de Tobias e Sara. Ao retornar da viagem, o pai de Tobias recuperou a visão e o misterioso companheiro revelou sua própria identidade “Sou Rafael, um dos quatro que estão a serviço de Deus e têm acesso ao Senhor da glória. Quando você e Sara estavam orando, apresentei o memorial de sua oração ao Senhor da glória”.

Reflexão do contexto atual

Foi dito, e penso, com razão, que o maior triunfo de Satanás é ter feito os homens acreditarem que o diabo não existe. E se Lúcifer não existe, também não existe o pecado do orgulho com o qual ele foi identificado, mas que dúvida pode haver de que os "Anjos Caídos" representam a parte obscura da criação e que o orgulho não deixou de ser um componente dos filhos de Adão? Não acreditar assim é começar dando ao maligno uma vantagem na luta contra o mal. Satanás existe, ele é chamado de Luzbel (bela luz), antes de se rebelar contra Deus. Recentemente, o Papa Francisco nos lembrou com essas palavras. "Alguns dizem: Não, Satanás não existe, mas Satanás existe, ele é o sedutor... Satanás aparece nas primeiras páginas da Bíblia, porque é uma realidade que todos nós temos como experiência


Artigos relacionados

Artigos

São Guido Maria Conforti, missionário do Mundo

Os dons que Deus faz a uma pessoa são para o bem de todos. A canonização de Dom Guido Conforti é ...
Artigos

Filipinas: O Impacto das Mudanças Sociais na Vida das Famílias

Olá amigos, vocês hão de concordar que a família em si vem passando por uma forte crise. O sínodo...
Artigos

Papa dá sinais para a criação de um Rito Amazônico

Francisco toma o Rito Congolês como referência de inculturação da liturgia que não distorce a nat...
Artigos

Experiência Missionária em Oiapoque, fronteira com Guiana Francesa

A Missão nas Fronteiras em Oiapoque (Amapá) é um projeto do Regional Norte II. Iniciativa do COMI...