Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Desejamos um feliz ano novo!!! Todos os outros acontecimentos deste ano de 2023, todos os nossos dias vindouros só têm sentido e redenção no fato decisivo da encarnação de Deus "Nasceu de mulher", onde a humanidade concreta e plena deste Deus feito homem é feito um de nós, que vive cada experiência humana, fácil ou difícil, até a morte, até o cemitério.

Humanidade verdadeira e concreta e, portanto, plenamente conhecida e compartilhada por nosso Deus, que agora sabe do que somos feitos, porque experimentou tudo em sua própria pele. Nos dias difíceis do ano novo nunca dizemos que estamos sozinhos e abandonados: Deus sabe, conhece e compartilha os dias e as dores de cada homem. Como diz a leitura da missa do dia de Ano Novo: “Deus te abençoe e te proteja.  O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.  Que o Senhor volte o seu rosto sobre ti e te dê a paz” (Números 6, 24-26),

Fazer o rosto brilhar é um semitismo esplêndido que indica o sorriso de uma pessoa. Quando sorrimos, nosso rosto se ilumina. Isto eu desejo para você: aconteça o que acontecer nos próximos meses, que possamos compreender o rosto sorridente de Deus. Deus sorri, é claro. Quem ama, mesmo na adversidade, sorri. O rosto sorridente de Deus nos é revelado pelo recém-nascido Jesus: Deus sorri, não é mal-humorado, impenetrável, distante, nervoso nem um pouco. Deus sempre sorri. Se for o caso, o problema sou eu. Nos momentos de cansaço e dor não olho para Deus, sou tomado pela emoção, não reconheço nenhum sorriso em Deus. 

Não esperemos que Deus resolva nossos problemas, facilite nossa vida ou torne-a mais fácil para nós. A vida é um mistério e como tal deve ser acolhida e respeitada. Mas se Deus sorri para você, sempre, significa que existe uma razão que eu ignoro, e aí eu confio. Aconteça o que acontecer em sua vida este ano, que Deus sorria para você, "faça seu rosto brilhar sobre você". 

E este desejo traduziu-se numa partilha diária, porque Deus viveu todos os acontecimentos humanos em Cristo. Como irmão e como salvador, claro! Em essência, esta é a salvação que redime nossa existência. Não somos mais pessoas abandonadas à violência dos homens e da história, a doenças e injustiças como filhos de ninguém, obrigadas a flutuar usando todas as intimidações possíveis ou destinadas a sucumbir diante do mais forte ou do inesperado.

Somos filhos de Deus, senhores do mundo e senhores da história; somos filhos de Deus com uma dignidade e um destino muito além de nossas expectativas; somos filhos de Deus porque somos amados, perdoados e acolhidos pelo coração de um Pai. Por isso, hoje, último dia do ano, e também no próximo ano, agradeçamos ao Senhor a sua presença nas nossas vidas. 

Michel da Rocha, sx


Artigos relacionados

Artigos

Beatificação dos Mártires Xaverianos do Congo

Os Xaverianos Vittorio Faccin, Luigi Carrara, Giovanni Didoné e o sacerdote diocesano Albe...
Artigos

Simpósio reúne teólogos e biblistas para refletir sobre a Palavra de Deus

O 3º Simpósio de Missiologia, realizado nos dias 24 a 28 de fevereiro no Centro Cultural Missioná...
Artigos

Experiência traumática da pandemia

A pandemia da COVID, a nível psicológico, é uma experiência traumática de adoecimento físico, pes...
Artigos

A opção pelos pobres

Os documentos dos bispos latino-americanos – em particular de Medellín e Puebla - falam da “neces...