Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Origem da festividade do Dia das Mães


O Dia das Mães é uma das festividades mais especiais e antigas da humanidade. A origem da comemoração remonta ao Egito Antigo, em 2.100 a.C., começaram a adorar a deusa Ísis como "a grande deusa-mãe", embora só na Grécia Antiga é que começaram a adorar Reia, mãe do Olimpo. Essa tradição também foi adotada pelos romanos, que passaram a adorar durante três dias por ano a deusa Cibele, a Deusa Mãe, a quem levavam flores.

Em 1854, o Papa Pio IX decidiu instituir o dia 8 de dezembro, como o dia da homenagem à Virgem Maria, definindo-o como o conhecido dia da Imaculada Conceição e como o Dia das Mães. Os Estados Unidos decidiram passar sua tradição para o mês de maio, escolhendo o segundo domingo do mês.

A ativista Julia Ward Home foi uma das promotoras deste dia após uma manifestação em Boston, no final do século XIX, na qual reuniu todas as mães de famílias vítimas da Guerra Civil. Já em 1914, o presidente Wilson Woodrow anunciou o Dia das Mães como uma celebração oficial no segundo domingo de maio, data em que a mãe de outra de suas promotoras, Anna Reves Jarvis, morreu e à qual ele homenageava todo segundo domingo de maio.

O motivo da mudança de data foi separar as festividades: de um lado o dia da Imaculada Conceição e do outro o Dia das Mães. Que é celebrado no segundo domingo de maio, o mês das divindades femininas no mundo clássico, e o mês dedicado à Virgem Maria no mundo cristão.

Parabéns para todas as Mães! Que Deus sempre as abençoe!


Artigos relacionados

Artigos

O rosto missionário de João XXIII e João Paulo II

O domingo, dia 27 de abril, papa Francisco canoniza dois de seus antecessores: João XXIII e João ...
Artigos

REPAM: construindo uma Igreja que supera fronteiras

Uma Igreja que denuncia ameaças, migrante, itinerante, com rosto amável, que cuida da natureza, a...
Artigos

Nasceu para vocês o Salvador do mundo

Como sabemos, em 25 de dezembro celebramos a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em...
Artigos

Juventude Missionária em Saída

Conto para você uma experiência que acabei de vivenciar em Barcarena (PA), a missão diocesana da ...