Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O Espírito Santo sopra a partir de baixo


A Igreja da América Latina perdeu o passado 22 de maio, um dos grandes teólogos, o jesuíta Victor Codina, boliviano nascido na Espanha em 1931. Em 1982 mudou-se para a Bolívia, onde se tornou referência na reflexão teológica do continente e na formação desde a base.

Um Evangelho da realidade

Uma Igreja latino-americana que "depois do Concílio procurou discernir os sinais dos tempos", o que a levou a "descobrir a situação de pobreza e injustiça e que o Evangelho tinha de partir desta realidade e da opção pelos pobres", insistiu o padre Codina, vendo a dimensão dos pobres como uma dimensão essencial, mas reconhecendo as contradições que existem "entre aqueles que se dizem cristãos e a práxis social e evangélica".

Uma de suas últimas grandes contribuições à Igreja foi ser especialista no Sínodo para a Amazônia, onde teve papel de destaque, sendo uma das canetas que redigiu o Instrumento de Trabalho que serviu de ponto de referência para os debates realizados na Assembleia Sinodal. Há quatro anos, insistiu na inculturação, na intercuturalidade e no diálogo intercultural, apelando à reflexão sobre os elementos que devem estar presentes no trabalho da Igreja com os diferentes povos.

O Espírito Vem Antes dos Missionários

Uma obra em que "os missionários estão sempre atrasados, o Espírito chegou antes", a ponto de dizer que "as religiões que os povos vivem antes da chegada dos missionários não é coisa do diabo, mas do Espírito, que poderia ser misturado com as limitações humanas, como também acontece na Igreja". Por isso, ele chamou a "fazer um processo de discernimento, mas reconhecer que o Espírito está lá".

Codina sempre optou por uma Igreja que não estivesse fechada em si mesma, desafiada a descobrir que o Espírito também está onde quer que a Igreja vá. O oposto dessas atitudes é mostrar "falta de fé no Espírito", disse ele na ocasião. Um Espírito que "age de baixo, dos pobres, dos diferentes, dos indígenas, e dentro dos indígenas das mulheres. Por isso, Codina afirmou que "o que temos que fazer é ouvi-lo", uma escuta que depois do Sínodo para a Amazônia promoveu as mudanças que a Igreja está vivendo e que, entre muitas outras, devemos agradecer ao pensamento do padre Víctor Codina.

Que o seu contínuo chamado a escutar o Espírito na voz dos povos nos ajude a compreender e imitar a acção de Deus na história, a ser uma Igreja atenta aos seus clamores, a deixar de ser uma Igreja "ainda distante, colonial, clerical, imponente, alheia às suas línguas, culturas e espiritualidade, mais a visitar do que a ser presença próxima". Ser uma Igreja que se engaje em "denunciar profeticamente a injustiça dos poderosos e buscar uma conversão ecológica integral da sociedade e da Igreja, construindo uma Igreja com rosto amazônico, salvando a Amazônia e o planeta terra".

codina

Luis Miguel Modino


Artigos relacionados

Artigos

Copa do Mundo: CRB lança Campanha de prevenção ao Tráfico de Pessoas

“Queremos criar um clima de vigilância e de reação ao Tráfico Humano e à Exploração Sexual que, e...
Artigos

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA

"Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus" (2 Cor 5, 20) Queridos irmã...
Artigos

Acordo entre Santa Sé e Palestina ajuda cristãos do Oriente Médio

Cidade do Vaticano (RV) - “O acordo global” entre a Santa Sé e o “Estado da Palestina”, cujo alca...
Artigos

A Pedagogia da Esperança de Paulo Freire

Este ano em que a Campanha da Fraternidade é sobre a Educação, o pensamento de Paulo Freire, no c...