Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Celebração e protesto indígena no intereclesial das CEBs


Cerimônia teve mística e crítica ao “marco temporal” na manhã de sexta (21), em Rondonópolis (MT). Indígenas pediram que Comunidades eclesiais de Base e movimentos sociais engajem-se na luta contra o Marco Temporal – Renan Dantas / Comunica 15

O 15º Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base chegou na sexta-feira ao seu quarto dia de atividades e a causa indígena foi colocada em evidência a partir do território onde a atividade acontece, Rondonópolis (MT). Cerca de 30 indígenas presentes no palco do Centro de Eventos Santa Terezinha, no bairro Jardim Belo Horizonte, intercalaram momentos místicos e de protesto. Lideranças das etnias Guarani Kaiowá (MS), Xerente (TO), Tupiniquim (ES), Tembé (PA), Xavante, Bororo, Chiquitano e Rikbaktsa (MT) registraram depoimentos, fizeram danças rituais, entoaram cantos sagrados, de luta, festivos e em respeito às forças da floresta.

Distribuídos entre homens, mulheres, adolescentes e crianças, eles também expuseram uma faixa em protesto ao Projeto de Lei do “Marco temporal”, que estabelece que uma terra pode ser demarcada apenas se já estivesse ocupada por indígenas no período de promulgação da Constituição Federal, em 1988. O Marco temporal foi aprovado na Câmara dos Deputados, espera votação no Senado e sua constitucionalidade está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As lideranças indígenas presentes no encontro em Rondonópolis ressaltaram a importância de suas múltiplas culturas, destacaram a resistência dos povos diante do agronegócio, desmatamento e latifúndio e pediram ajuda à Igreja, às Comunidades Eclesiais de Base, aos movimentos sociais e populares. “Nós viemos aqui pra buscar mudanças pra nós, pra que mais gente entenda a nossa dificuldade, pra olharem mais pro nosso lado. Nossa vida está muito sofrida na parte da economia”, disse a bororo Gilmira Manoreru, de 31 anos, que mora na Terra Indígena Tereza Cristina, no município de Santo Antônio de Leverger (MT). Gilmira veio para o Intereclesial com esposo e filhos e manifestou seu temor caso a tese do Marco temporal seja mantida pelo STF. “Isso aí acaba com a nossa cultura, nossa dignidade, mata os peixes, acaba com a nossa sobrevivência e prejudica o futuro das crianças”, afirmou.

Num dos momentos da cerimônia indígena os participantes foram estimulados a repetir em voz alta palavras de ordem contra o Marco Temporal, ao que responderam prontamente. A celebração durou cerca de 40 minutos e foi aplaudida em várias situações pelo público, composto de representantes de comunidades de todo o país, religiosas e religiosos, bispos, membros de organismos ligados à Igreja Católica, a outras denominações cristãs e expressões espirituais, integrantes de movimentos sociais e populares. Representante jovem dos Guarani Kaiowá, Quênio Yvyraija, disse que sua presença no encontro tinha o objetivo de fortalecer o contato com os movimentos sociais e os vários organismos da sociedade. “Precisamos fazer isso para lutar por melhoria na nossa vida e conseguir visibilidade”. Quênio tem 15 anos e mora na Terra Indígena Panambizinho, situada no município de Dourados (MS). Ele explicou que “Yvyraija” significa “aprendiz de um rezador” e expôs que sua participação em encontros como o das CEBs fortalece sua ação individual e coletiva. “Eu me orgulho de poder ensinar e aprender com as pessoas”, comentou. 

Outro ponto marcante da programação realizada na sexta-feira foi a Romaria dos Mártires da Caminhada, com procissão pelas ruas de Rondonópolis em homenagem a pessoas que foram mortas por defenderem causas sociais e por isto permanecem vivas na memória da luta popular. A programação do 15º Intereclesial segue neste sábado (22), último dia de atividades, com trabalhos em grupo em várias comunidades de Rondonópolis. O objetivo é definir propostas de compromissos a serem assumidos pelas CEBs do Brasil com vistas a uma Igreja participativa que busque uma sociedade mais justa e fraterna. O conjunto total das proposições será socializado entre os participantes, que definirão as principais ações. São cerca de 1,5 mil representantes de todo o Brasil chamando a partir do encontro à reflexão e ação sobre a realidade social e eclesial do país e da América Latina.

cebs15jpg


Artigos relacionados

Artigos

Feliz Natal e Ano Novo

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e vimos a sua glória, glória como do Filho unigênito...
Artigos

Padre Riccardo Tobanelli e o centro Tokai Songho.

Procuramos transmitir aos mais novos a convicção de que "com as próprias mãos eles podem criar o ...
Artigos

ENVELHECENDO, PORÉM FRUTIFICANDO AINDA!

“O homem de livros”. Isto é o índole do Padre Giovanni Murazzo (84anos), companheiro de comunidad...
Artigos

Misericórdia com a mãe terra!

Nesses dias, eu estava numa das missões mais distantes e difíceis da nossa paróquia aqui na Amazô...