Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Os Religiosos são chamados a serem profetas


Aquele ratinho preocupado pela chegada da ratoeira, procurando ajuda e vendo-se abandonado pelos amigos da fazenda achando que o problema não era deles, mas a historia revelou que o problema do meu irmão é também o meu.

Tem tantos problemas no mundo que poderiam tornar para nós oportunidades para sair do nosso comodismo, da nossa mordomia e nos dar novo sentido, mas achamos que os problemas não são meus, e Então deixamos passar as ocasiões de renovação também na Vida Religiosa Consagrada.

Neste ano da Vida Religiosa e dos 150 anos do nascimento de São Guido Maria Conforti, o papa nos encoraja a despertar em nós religiosos a dimensão profética reconhecendo os gritos do povo que sofre e dando uma resposta. “O profeta – nos lembra papa Francisco na carta apostólica aos consagrados – recebe de Deus a capacidade de perscrutar a história em que vive e interpretar os acontecimentos: é como uma sentinela que vigia durante a noite e sabe quando chega a aurora (cf. Is 21,11-12) conhece Deus e conhece os homens e as mulheres (...) é capaz de denunciar o mal do pecado e as injustiças, porque é livre, não deve responder a outros senhores que não seja Deus”.

A vida religiosa está passando por um momento de dificuldade, a tentação é de se fechar, mas é para fazer o contrario: sair dos pequenos problemas e abraçar os gritos do povo que clama a Deus. Somente tendo a mesma compaixão e comprometimento de Jesus com a vida do povo que a Vida Religiosa voltará ser significativa, profética, sal e luz do mundo e atrair mais e mais jovens na mesma missão. É porque os fundadores das Congregações sentiram em si mesmos a compaixão que se apoderava de Jesus quando via as multidões que nasceram as varias famílias religiosas como resposta ao apelo do povo, e que uns deles até chegou a derramar o seu sangue. Se seremos fieis á missão que nos foi confiada despertando em nós e no mundo a radicalidade e alegria de fazer algo pra uma solução, a vida religiosa voltará a ser atrativa e fecunda, porque “a igreja cresce não por proselitismo mas por atração” (Papa Francisco, EG 14).

Ontem como hoje temos religiosos que percorreram este caminho profético.

Lembramos entre os muitos mártires as três missionárias xaverianas mortas em Burundi: Olga, Bernardetta e Lucia, e os padres Xaverianos Ottorino Maule e Aldo Marchiol e Katina Gubert; e ainda lembramos a Irmã Dorothy morta porque defendia a floresta e as pessoas mais frágeis;  lembramos também mais dois profetas de hoje ainda lutando entre nós pela causa dos mais oprimidos, o bispo Dom Erwin Kraeutler e Dom Pedro Casaldaliga comprometido na libertação integral do ser humano. A tentativa que um profeta faz é aquela de descobrir e tornar atual a presença de Deus na vida de cada ser humano e do mundo inteiro, anunciando a esperança e denunciando o pecado, acolhendo aqueles valores que constituem o fundamento do testemunho profético: a Paz, a Justiça e a Misericórdia de Deus.

Precisamos de religiosos (as) santos (as) e profetas capazes de denunciar as injustiças e defender os mais pobres; e o segredo está na liberdades que eles tem: sem dever responder a outros senhores a não ser a Deus. Estes religiosos serão luz e sal pra dar sentido á vida religiosa e atrair com o seu perfume outros neste mesmo caminho.

Paolo Andreolli.


Artigos relacionados

Artigos

Maio: mês para a oração do Terço

O Papa Francisco, durante este mês de maio, convoca os católicos de todo o mundo a uma grande maratona de oração pelo fim da pandemia. Concretament...
Artigos

175 ANOS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Em 2019 o Apostolado da Oração completa 175 anos.  O AO nasceu em 1844, numa casa de formação de jovens jesuítas, em Vals, no sul de Franç...
Artigos

Falar como Jesus ao povo da Tailândia

“Como é falar de Jesus aos tailandeses?” Muitas vezes sou interpelado por pessoas amigas a respeito desta pergunta. Confesso que, para mim, respond...
Artigos

Experiência Missionária do Pe. César nas Filipinas

Para partilhar a minha experiência missionária procuro sempre falar a partir do centro de todo o trabalho missionário, ou seja, a Palavra de Deus, ...