Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss


A misericórdia é atitude do amor infinito de Deus, que abraça e acarinha a toda a humanidade. É a entrega divina que acolhe e perdoa a todos; podemos dizer que é a identidade do mistério da Santíssima Trindade.

Deus é misericordioso, porque sempre perdoa e oferece uma nova chance a todos como dom e graça. É a manifestação da compaixão infinita de Deus que vem ao nosso encontro, como ato último e supremo. De tal modo, a misericórdia é a mensagem mais importante do próprio Jesus, que diz: “não vim chamar os justos, mas os pecadores arrependidos” (Lc 5,32); mostrando, de tal modo, o rosto compassivo de Deus Pai, nas parábolas da misericórdia da ovelha perdida, da moeda desaparecida e do pai misericordioso com os dois filhos (cf. Lc 15, 1-32). Portanto, Deus apresenta-se sempre repleno de alegria, compaixão e misericórdia para com o pecador arrependido que volta para a casa do Pai.

Para os cristãos, não são suficientes os sacrifícios, holocaustos ou as obras de piedade, sem ser misericordiosos: “Misericórdia quero, e não sacrifícios” (Os 6,6; Mt 9, 13). O texto leva a pensar: de que adianta ficar o dia inteiro sem comer, mas não repartir o pão com o faminto? Fazer sacrifícios e penitências, mas ser injusto? Enfim, a negação da compaixão é contrária à misericórdia. É rejeitar a experiência do amor que liberta e dá a paz. A penitência que agrada a Deus é repartir o pão com o faminto, vestir ao que está sem roupa, acolher ao sem casa, visitar o doente e o encarcerado, isto é, praticar as obras de misericórdia (cf Is 58, 6-13; Mt 25, 31-46).

A misericórdia deve ser sempre o princípio fundamental que mora no coração de cada cristão, que vê com olhos sinceros o irmão. Precisa ser o caminho que une Deus e o homem, porque abre o coração e o entendimento à esperança de sermos amados, apesar das limitações das nossas fraquezas humanas.

A missão da Igreja não é condenar ou julgar, mas permitir o encontro pessoal com o amor misericordioso de Deus. Toda a ação pastoral deve estar cheia de misericórdia e compaixão para com o pecador e o sofredor. Portanto, ela é a força que vence, enche o coração de amor e consola com o perdão e a reconciliação.

Inclusive, não há justiça sem perdão e reconciliação com a criação, tendo como base a construção de uma sociedade justa e solidária, vivendo em harmonia com as questões ecológicas. A misericórdia e a justiça são o caminho no processo de solidariedade e harmonia universal.

Neste Ano Santo da Misericórdia, poderemos fazer a experiência de abrir o coração à misericórdia de Deus, permitindo que Jesus misericordioso entre em nossa vida. É o tempo propício para sermos misericordiosos com nosso próximo, para viver as obras de misericórdia: dar de comer ao faminto; dar de beber ao sedento; vestir o desnudo; acolher o peregrino; visitar os doentes e presos; enterrar os mortos.

Enfim, desejamos boa caminhada cheia de misericórdia neste Ano Santo!

Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

Mensagem do Papa Francisco para a CF 2023

  Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2023 deste ...
Artigos

Celebração e protesto indígena no intereclesial das CEBs

Cerimônia teve mística e crítica ao “marco temporal” na manhã de sexta (21), em Rondonópolis (MT). Indígenas pediram que Comunidades eclesiais de B...
Artigos

Missão e rompimento de solidão humana

A solidão evoca a postura do ser humano que não tem aliado nenhum como “cavaleiro solitário”. A solidão é a carência da companhia, da fraternidade ...
Artigos

A opção pelos pobres

Os documentos dos bispos latino-americanos – em particular de Medellín e Puebla - falam da “necessidade de conversão de toda a Igreja para uma opçã...