Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A missão de Jesus é nossa!


Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvidas. Jesus se aproximou deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações,

e batizai-os no nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que tenho orde-nado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,16-20)

Jesus Cristo convidou e reuniu colaboradores: 12 apóstolos, 72 discípulos, um grupo de mulheres e outros. No momento da sua ascensão ao céu, Jesus diz aos discípulos que ele cumpriu sua missão, mas que a mesma fica para eles continuarem. Ele manifestou a vontade que todos se tornassem seu colaboradores, todos discípulos-missionários, se imergindo na água batismal do seu ideal evangélico. Ser cristão não quer dizer ter poltrona reservada no paraíso, mas ter a missão de Cristo para continuar. Devemos dar sentido e salvação à nossa vida, fazendo da missão de JC. a nossa missão, encontrando nisso alegria e realização.

No Pentecostes nascerá a Igreja e nascerá missionária, com o Espírito Santo que impulsiona os apóstolos a escancarar as portas e sair a evangelizar.

A Igreja sabe que não é finalizada a si mesma; ela está a serviço do Reino de Deus. Importante não é que ela cresça, mas que cresça o Reino de Deus. Este crescimento é fruto da missão. Na Igreja o discípulo missionário “experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar J. Cristo, morto e ressuscitado, e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados, em uma palavra, em construir o Reino de Deus” (278e).

No passado era considerado como missão o apostolado desenvolvido pelos missionários entre os pagãos, nas nações não cristãs, em particular na África e na Ásia. Nos países cristãos não havia missão, mas “pastoral de conservação”. O Vaticano II disse que a missão é dimensão constitutiva da identidade da Igreja (AG 2). A Igreja deve desenvolver a missão em todo lugar e quotidianamente. Hoje em particular todos os ambientes são espaços de missão que deve ser global, multiforme e permanente. Em outras palavras, todos os cristãos devem viver “em estado permanente de missão” e ver a missão não como mera atividade, mas como mentalidade.

E não apenas procura doutrina, mas experiência. Ele segue Jesus timidamente de modo que a iniciativa é de Jesus que se volta para ele e o seu colega (o jovem João, filho de Zebedeu) e inicia o dialogo, e logo vai o convite de Jesus: “Venham e vejam”. Há uma tarde inesquecível, mágica, ao ponto de registrar a hora.

vocacao.Há uma progressão: das neblinas do Jordão que nos lembram as neblinas das crenças hebraicas antigas, até a intuição do mistério divino, a fé em Jesus como Cordeiro-Servo, Mestre, Messias. A cena é ferial (toda vocação autêntica se inscreve no dia a dia), mas há um verdadeiro caminho vocacional: procurar e encontrar, seguir e permanecer.

Ademais, o encontro com Jesus faz de André um discípulo missionário entusiasta que logo empolgará o irmão (Simão Pedro) e o levará ao encontro com Jesus.

João [Batista] estava com dois discípulos. Vendo Jesus que ia passando, apontou: “Eis aí o Cordeiro de Deus”. Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus. Jesus virou-se para trás, e vendo que os seguiam, perguntou: “O que é que vocês estão procurando?” Eles disseram:”Mestre, onde moras?”. Jesus respondeu: “Venham e vocês verão”. Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde.

André, irmão de Simão Pedro era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão e lhe disse: “Nós encontramos o Messias!”, (que quer dizer Cristo). Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: “Você é Simão, o filho de João. Você vai se chamar Cefas” (que quer dizer Pedra). (Jo 1,35-42)

O evangelho de João nos apresenta André como um jovem positivo. Ele é pescador e também isso tem seu peso. Com efeito, os pescadores, mesmo obedecendo à rotina de sair para a pesca toda noite, devem inventar sempre um novo caminho, sendo que a água não guarda rastos. Sim, cotidianamente o agricultor e o operário percorrem o mesmo caminho, enquanto o pescador com seu barco traça sempre caminho novo, diferente. E André sonha com um caminho di vida diferente. Por isso frequenta João Batista, como discípulo muito achegado.  André tem um anseio, procura a estrela guia da sua vida e a encontra.

A passagem, porém, de “missão como atividade” para “missão como postura” dificilmente acontecerá sem gestos missionários fortes.

Precisam gestos ou momentos missionários pontuais, os quais têm grande força pedagógica. João Paulo II disse: “precisa catalisar a perspectiva missionária com experiências bem concretas”. Experiências bem concretas são as missões no além-mar, na África e na Ásia. São também as missões populares e as visitas missionárias. E a missão está vinculada com o projeto do Reino, que é uma proposta de ruptura com todo sistema, lógica, prática e mentalidade de dominação e poder; una proposta de transformação do mundo.

Tão importante e grande é a missão, que deve ser feita em mutirão, em comunidade.

De fato Jesus não deixou à missão dele, apenas para os padres continuarem: ele deixou-a às comunidades. E nas comunidades cada um descobre seu ministério, seu carisma, de acordo com sua vocação, ciente que na Igreja-comunidade não há “soldados rasos”, fieis passivos: todo cristão é chamado a um trabalho específico. São Paulo não cansa de nos lembrar que somos um “corpo de muitos membros e funções, que tem Cristo como cabeça”.

Pe. Arnaldo De Vidi.


Artigos relacionados

Artigos

Faleceu com mais de cem anos Pe. Augusto Luca

(Gazzetta di Parma) - “Artista da comunicação missionária” poderia ser o titulo pertinente a ser atribuído ao Pe. Augusto Luca, missionário xa...
Artigos

“Ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”

“Ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”. A frase de João Paulo II remonta ao início dos anos de 1980, quando o então p...
Artigos

Diversidade de povos, distâncias e tráfico são desafios da Igreja no Alto Solimões (AM)

Encravada na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e a Venezuela, a sudoeste do Estado do Amazonas, a diocese de Altos Solimões, enfrenta g...
Artigos

Teresa de Calcutá: Uma Santa em saída!

O papa Francisco vai proclamar santa a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) no próximo "Jubileu da Misericórdia", em 4 de setembro de 2016. A canoni...