Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Cuidar da casa comum, uma missão integral


Por que falamos ainda de ecologia? Por que esse tema deveria tocar tão de perto a consciência missionária? Não deveríamos nos dirigir para outras urgências e apelos que dizem respeito ao nosso carisma de anunciar o Reino de Deus a todas as nações?

Afinal, não deveríamos deixar esse problema aos ambientalistas que gostam de preservar florestas – o que também é importante – e fazer campanhas para salvar algumas espécies de animais? Por que a missão deve priorizar tanto esse assunto?

A pergunta vem à tona quando vemos a Igreja no Brasil promover, em 2017, outra Campanha da Fraternidade sobre a ecologia: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Talvez, numa ótica mais missionária, pudéssemos falar de “biomas do mundo inteiro”, acostumando-nos a olhar um pouco mais para fora do nosso quintal, para o desmatamento da floresta amazônica como também o degelo do Ártico.

Contudo, não há como negar que o Brasil detém grande parte dos principais e dos mais influentes biomas do mundo, e por isso temos de cuidar começando pelo nosso chão para o bem de todos: pensar mundialmente e agir localmente.

A palavra “bioma”, como explica o texto-base da CF 2017, vem do grego “bio” que quer dizer “vida”, e “oma” que quer dizer “massa, grupo ou estrutura de vida”. Um bioma é um sistema de vida constituído pelos tipos de vegetação e por todos os seres vivos de uma região.

No Brasil, temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Bioma, portanto, é vida e a vida a ser cuidada, protegida, promovida ... simplesmente, porque também nós fazemos parte dela.

A vida ameaçada

Essa vida está sendo ameaçada pelo modelo de desenvolvimento, pela sociedade capitalista, exploradora e consumista promovida pela ação humana. O Papa Francisco fala disso em sua Carta Encíclica Laudato Si: “os recursos da terra estão sendo depredados também por causa de formas imediatistas de entender a economia e a atividade comercial e produtiva” (LS 32). A depredação da natureza é devoradora, porque “a aliança entre economia e tecnologia acaba por deixar de fora tudo o que não faz parte dos seus interesses imediatos” (LS 54).

Com efeito, vivemos num mundo onde “a economia assume todo o desenvolvimento tecnológico em função do lucro, sem prestar atenção a eventuais consequências negativas para o ser humano” (LS 109). E acaba que “o ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do planeta, que o estilo de vida atual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes, como aliás já está a acontecer periodicamente em várias regiões” (LS 161).

Não há motivo para acreditar que o mercado, por si mesmo, garantirá o desenvolvimento humano integral e a inclusão social, e que a economia atual e a tecnologia resolverão todos os problemas ambientais: pelo contrário, “o mundo do consumo exacerbado é, simultaneamente, o mundo que maltrata a vida em todas as suas formas” (LS 230).

A vida no planeta Terra tornou-se insustentável: hoje precisamos de cinco planetas para garantir um padrão de consumo de classe média para sete bilhões de habitantes ... e temos apenas um.

O Evangelho da Criação

vitoria1 768x507

Nós, missionários e missionárias, somos chamados por vocação a anunciar o Deus da vida que nos fala através da sua criação: “o solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus” (LS 84). A criação é fruto do transbordar do amor divino que nos chama a participar de sua vida doada. A experiência espiritual saboreada na natureza, sedimentada na sabedoria dos povos, contemplada no silêncio e no encanto, é encontro com Deus que continuamente se revela, que nos chama e nos envia para promover e espalhar a sua Vida para todos.

A criação nos chama também à comunhão universal com todos os seres vivos: “O fim último das restantes criaturas não somos nós. Mas todas avançam, juntamente conosco e através de nós, para a meta comum, que é Deus, numa plenitude transcendente onde Cristo ressuscitado tudo abraça e ilumina” (LS 83).

Ecologia integral para uma missão integral

Nós, missionários e missionárias, somos chamados, portanto, a cuidar muito bem da vida e a lutar contra o mal. O grito dos pobres vem associado ao grito da terra. A mesma lógica perversa que submete os pobres também depreda e espolia a terra. Hoje se recupera o sentido profundo do Deus cristão que redime não somente o ser humano, mas todo o universo. Abraçando a Deus, abraçamos o mundo em sua totalidade. O grito pela vida no planeta tornou-se uma crítica violenta ao modelo de civilização que estamos construindo. A terra não é para ser explorada e destruída, em vista do lucro, mas respeitada e amada.

Por isso, Papa Francisco fala de promover uma ecologia integral “que inclua claramente as dimensões humanas e sociais” (LS 137), a natureza e os seres humanos, pois “tudo está interligado, e isto convida-nos a maturar uma espiritualidade da solidariedade global que brota do mistério da Trindade” (LS 240).

Apontar para outro estilo de vida

Para isso, como missionários e missionárias, somos chamados a apontar para outro estilo de vida, pois “o tema da degradação ambiental põe em questão os comportamentos de cada um de nós” (LS 206). “A espiritualidade cristã – diz o Papa – propõe um crescimento na sobriedade e uma capacidade de se alegrar com pouco. É um regresso à simplicidade que nos permite parar a saborear as pequenas coisas, agradecer as possibilidades que a vida oferece sem nos apegarmos ao que temos nem entristecermos por aquilo que não possuímos. Isto exige evitar a dinâmica do domínio e da mera acumulação de prazeres” (LS 222). “A crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” (LS 217), que, por sua vez,  torna-se gesto político, econômico e social na medida em que afeta o mercado.

Aqui vai um apelo para a nossa Quaresma: um tempo de graça e de conversão missionária feita de simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo, voltando a sentir que precisamos ter responsabilidade com os outros e com o mundo. Essa conversão implica gratidão e gratuidade, um reconhecimento por todos os dons recebidos do Pai, que, consequentemente, provoca disposições gratuitas de renúncia e gestos generosos.

Pe. Estevão Raschietti, sx.


Artigos relacionados

Artigos

Sínodo aprova o documento final

Defesa dos povos indígenas, rito amazônico, novos ministérios, diaconato das mulheres, inculturaç...
Artigos

Mensagem da CNBB sobre a Reforma da Previdência

Reunidos entre os dias 26 e 28 de março na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do ...
Artigos

Comunidades Eclesiais de Base

As  CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) são comunidades cristãs, organizadas em torno ou de...
Artigos

05 de novembro, festa de São Guido

O fundador da família xaveriana nasce em Parma, na Italia, aos 30 de março de 1865. Faz seus pri...