Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Diferentes solos para a missão


Um dos solos férteis para a missão é o espaço escolar. Estar presente como testemunha de um Cristo vivo, solidário e amoroso, para a construção do projeto de Deus, a partir da proximidade com o outro.

Me chamo Patrícia Alexandre, 45 anos, participo do laicato xaveriano no Brasil, onde ainda estamos dando pequenos, mas importantes passos frente as necessidades da missão no Brasil e além-fronteiras. Moro na Cidade Tiradentes no extremo leste da periferia da Cidade de São Paulo, onde também leciono como professora de filosofia para jovens e adolescentes.

Minha experiência missionária, ocorre na terra em que nasci, sem sair do seio do meu lar e no espaço de trabalho. Poderíamos levantar vários questionamentos conceituais se esta prática é missão ou não. Todavia, proponho ressaltar a importância de se disponibilizar para ser uma igreja em saída, em missão para com aqueles que estão ao nosso lado, e por vezes esquecidos.

Quero de relatar minha experiência missionária no espaço escolar. Todos os anos recebemos jovens e adolescentes em situações de risco, sem perspectiva de futuro, sem sonhos de construir para si algo bom, por conta de estarem tão emaranhados e presos em seus problemas, familiares, econômicos, sociais, drogas, violência, enfim todos os desafios que um jovem do século XXI morador da periferia enfrenta todos os dias.

A escola que deveria ser um local de acolhida para este jovem, é por vezes um espaço de opressão, pois não garante as condições necessárias para o desenvolvimento integral deste jovem, devido a vários fatores dentre os quais o abandono do poder público, profissionais adoecidos ou desanimados diante do grande desafio de ser professor no Brasil.

Diante deste quadro desafiador, de uma situação real e urgente, o espaço escolar é um solo fértil para a missão. Jovens e adolescentes estão lá, esperam e precisam de algo, e qual a resposta que a igreja pode dar? Acredito que missão também se faz na rotina da vida, com o olhar atento para as necessidades do nosso irmão.

Assim minha resposta é levar um sorriso todos os dias, levar a minha compreensão, ajudar e animar para a caminhada do cotidiano, propiciar discussões que ressalte a importância da dignidade humana, promover o diálogo entre filosofia e religião, orientar para valores que ajudem na construção de um mundo melhor, justo e solidário.

Utilizar de criatividade e audácia para anunciar Jesus Cristo vivo e ressuscitado como testemunha, com o silêncio de meus lábios, porém nunca com o silêncio de minhas ações.

De: Patrícia Alexandre da Silva.


Artigos relacionados

Artigos

Grito dos excluídos: Vida em Primeiro Lugar.

O próximo 07 de setembro, o Grito dos Excluídos e das Excluídas chega ao seu 27º ano com muita força e ânimo renovado, fruto da Campanha da Fratern...
Artigos

Características da Santidade de Pe. Uccelli

Todo santo é filho da própria época e tem uma espiritualidade específica e aspectos próprios daquela época; ao mesmo tempo existe algo de comum em ...
Artigos

África em miniatura: a riqueza cultural dos Camarões

Camarões é um país localizado na África central que se diferencia dos outros países africanos pelo seu rico ecossistema e pela diversidade de etnia...
Artigos

RECONHECIMENTO AOS XAVERIANOS DE LARANJEIRAS DO SUL

Nesta segunda-feira, dia 23 de agosto de 2021, na Câmara municipal de Laranjeiras do Sul, foi realizada a Sessão Solene que contemplou o ato de apl...