Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Origem da festa de Natal


No dia 25 de dezembro os cristãos comemoram o natal, que segundo a tradição é a data de nascimento de Jesus. Porém é de conhecimento da maioria das pessoas que essa data é simbólica, pois ninguém sabe a data  de nascimento de Jesus.

O que se pode afirmar com certeza, é que Ele não nasceu no mês de dezembro. Até o ano de seu nascimento é questionável. Provavelmente Jesus nasceu alguns anos antes do que se é comemorado. Sendo assim, o dia, mês e ano de nascimento de Jesus estão errados.

Então porque foi escolhido esse dia e mês para celebrar o seu nascimento?

Essa história começou há mais de 3 mil anos antes do nascimento de Jesus. Nessa época as civilizações tinham o costume de celebrar o solstício de inverno, ou seja, a noite mais longa do ano no hemisfério norte. Esse fenômeno ocorre no final do inverno e depois dessa data o sol fica mais tempo no céu, deixando os dias mais longos. Como viviam basicamente da agricultura, dias longos significavam uma boa colheita. Na cultura persa eles celebravam o deus do Sol chamado Mitra. O seu nascimento era comemorado no dia 25 de dezembro.

Quando Alexandre, o Grande, conquistou os persas o culto a Mitra se espalhou por seu Império e quando por fim, Roma conquistou as regiões do antigo Império Grego, o culto a Mitra já estava enraizado na cultura do povo. Em Roma a celebração a Mitra passou a se chamar Festival do Sol Invicto, e fechava outra festa dedicada ao solstício: a Saturnália. Essa festa homenageava Saturno, deus da agricultura, e durava uma semana. Segundo alguns historiadores, nessa época as pessoas comiam e trocavam presentes. Qualquer semelhança com o natal nos dias de hoje não é mera coincidência.

Quando o cristianismo cresceu dentro do Império Romano, a igreja achou por bem comemorar a data de nascimento de Jesus. Como não se sabia que dia Ele nasceu, foram sugeridas algumas datas simbólicas como 6 de janeiro, 25 de março, 10 de abril e 29 de maio, entre outras. Então um historiador cristão chamado Sextus Julius Africanus, sugeriu que o nascimento de Jesus fosse comemorado no dia 25 de dezembro, coincidindo com o dia do Festival do Sol Invicto. Com isso a Igreja podia agradar os romanos não deixando de participar da festa, e ao mesmo tempo estimular os que não eram cristãos a se converterem.

No ano de 325 o Papa Júlio I decreta que no dia 25 de dezembro deve ser comemorado como o dia do nascimento de Jesus, em substituição a festa do deus sol. Desta forma o natal passa a ser uma comemoração cristã, porém, herdando os costumes pagãos como a troca de presentes e refeições especiais. A festa pagã passou a ser sagrada.

A Árvore de Natal

Ela também tem origem pagã. Os nórdicos celebravam na mesma data (25 de dezembro) uma festa chamada Yule, nas quais as famílias traziam uma árvore para casa para que os espíritos da natureza tivessem um lugar confortável para ficar durante o inverno. Essa árvore era enfeitada com sinos e as pessoas depositavam presentes aos seus pés para esses espíritos. As cores que se usam nas festividades Yule são o vermelho, verde, branco e dourado. Tenho certeza que não é coincidência que hoje são as cores que mais usamos para enfeitar diversas coisas no natal. Em quase todas as casas é fácil encontrar uma toalha de mesas nessas cores.

Papai Noel

No século III vivia na cidade de Myra, na Turquia, um bispo chamado Nicolau. Ele era conhecido por sua generosidade e por fazer o bem às pessoas. Existem muitas lendas a respeito dele. Uma delas diz que uma família onde três moças não tinham dinheiro para pagar um dote para se casar. Então Nicolau jogou um saco de moedas com ouro e prata na casa delas a noite. Por causa dessa e outras lendas foi atribuído a ele a figura do papai noel, o bom velhinho. Ele foi canonizado pela Igreja Católica um século após sua morte no ano de 350.

No início ele era representado como um bispo católico, com manto vermelho e mitra. Até que em 1863 o cartunista  americano Thomas Nast redesenhou o mesmo retirando as características religiosas e deixando ele como conhecemos hoje, com uns quilinhos a mais e a roupa vermelha e branca. Nascia assim o papai noel. Mas foi em 1931, durante uma campanha publicitária da Coca-Cola, que também usava as cores vermelha e branca, que a figura do papai noel se espalhou pelo mundo, tornando-se o sucesso de marketing que é hoje. Porém, se agora você está em dúvidas se deve comemorar o natal no dia 25 de dezembro mesmo não sendo essa a data de nascimento de Jesus, não tem problema. Mesmo que fosse escolhida outra data, essa também seria simbólica, já que não se sabe qual data exata do nascimento de Jesus.

Comemorar o aniversário de Jesus não é nenhum pecado como alguns pregam. Nessa época, as pessoas ficam com um espírito mais solícito para boas coisas, ajudam uns aos outros, muitos doam alimentos, fazem a alegria das crianças com brinquedos, enfim, seja da forma que for, acabam fazendo boas ações e deixando pessoas felizes.

E tenho certeza que nosso Deus se alegra com isso. Mesmo que o aniversariante do dia não seja Ele. Seja o Sol


Fonte: https://airtonbc.wordpress.com/tag/papa-julio-i/


Artigos relacionados

Artigos

O Espírito Santo sopra a partir de baixo

A Igreja da América Latina perdeu o passado 22 de maio, um dos grandes teólogos, o jesuíta Victor Codina, boliviano nascido na Espanha em 1931. Em ...
Artigos

Filipinas: O Impacto das Mudanças Sociais na Vida das Famílias

Olá amigos, vocês hão de concordar que a família em si vem passando por uma forte crise. O sínodo sobre a Família vem em hora certa e nos incentiva...
Artigos

Mensagem do Papa Francisco para a CF 2023

  Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2023 deste ...
Artigos

Visita do Papa Francisco à República Democrática do Congo (RDC) e à República do Sudão do Sul

O Papa Francisco visita a República Democrática do Congo (RDC) e a República do Sudão do Sul, é a sua quarta visita ao Continente Africano. Em 2015...