Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Solidão, silêncio, jejum necessários na época de social network


O tempo forte da Quaresma convida a viver momentos de retiros, chama – nos ao deserto e se experiências como solidão, silêncio, jejum nesta época de social network, podem parecer inviáveis, na verdade se tornam cada vez mais necessários para proteger o nosso equilíbrio psicofísico”.

Trata-se do depoimento de Antonella Lumini eremita que há mais de trinta anos trilha um percurso de solidão e de silêncio escrevendo na revista “Vita e Pensiero”. Para ela a questão “não é incentivarmos a ‘fuga do mundo’, excluindo a tecnologia da nossa vida: trata-se de reencontrarmos o caminho do uso sábio e correto.

Numa época em que parece prevalecer o consumo exagerado de tudo; em que parece normal um comportamento compulsivo para ficarmos conectados na rede o tempo todo, seria desejável redescobrirmos solidão e jejum como caminhos úteis para acolhermos a nossa vida no profundo de nós mesmos”.

O convite da eremita é vivermos a nossa existência “sem alienações e buscando reencontrarmos – nos dentro das profundezas do nosso coração porque a verdade que procuramos habita dentro de nossa vida”.

Para Antonella Lumini “até quando ficarmos presos e escravos daquilo que consumimos, incluindo a comida exagerada e o excessivo uso do social network, não conseguiremos perceber a sede de vida infinita que está escondida dentro da nossa alma: torna-se quase impossível adentrar o mistério do nosso mundo interior que constitui a verdadeira riqueza e nenhuma idolatria exterior poderá jamais preencher”.

Tudo isso porque “a solidão, o silêncio e o jejum nos libertam e nos purificam. Todo exagero gera alienação, desequilibra a serenidade presente em nossa alma desde o nosso nascimento e obscurece a luz e a beleza de nossa vida”.


  • Fonte do artigo: SIR, SERVIZIO INFORMAZIONE RELIGIOSA 17 fevereiro 2018 ore 14.53.
  • Tradução: Gabriel Guarnieri.

Artigos relacionados

Artigos

Julgamento do Marco Temporal

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quinta-feira (2), as sustentações orais...
Artigos

Encontro dos Missionários Xaverianos na Itália

Superando as dificuldades da pandemia, na casa xaveriana de Tavernerio (Itália) de 26 de setembro...
Artigos

Conhecimento de São Guido M. Conforti de São Francisco Xavier e proposta aos xaverianos

Além do fascínio pelo Cristo Crucificado, há um segundo, que caracteriza a vida e a ação de Guido...
Artigos

150 aniversário do natalício de São Guido

São Guido Maria Conforti nasceu em 30 de março de 1865, na cidadezinha de Casarola di Ravadese (I...