Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

CAM 5: Missão e Encarnação


O presidente das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia e coordenador geral do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dom Eugenio Scarpellini, fez uma avaliação geral do congresso na última coletiva de imprensa concedida nesta sexta - feira, 13, aos jornalistas da imprensa católica que cobriram os cinco dias do evento. Destacando a acolhida dos visitantes pelas famílias, o envolvimento das paróquias de Santa Cruz de la Sierra, anfitriã do CAM 5, e toda a organização do Congresso, dom Scarpellini disse que a Igreja na América está no caminho proposto pelo papa Francisco de tornar a Igreja sempre mais missionária.

“Somos uma Igreja que quer caminhar no estilo do papa Francisco, uma Igreja em saída, atenta em viver da missão como tal”, disse o bispo, que é também secretário geral da Conferência Episcopal da Bolívia. “O congresso é um ambiente de festa e, ao mesmo tempo, um ambiente que quer aprofundar o tema da missão”, sublinhou. Em sua opinião, o congresso não foi apenas espiritual, mas algo encarnado que tocou na realidade vivida pelo continente americano. “Houve temas relacionados com a fé, mas também com a vida do povo, com pobreza e injustiça em nosso continente”.

Com mais de três mil pessoas participando, segundo dom Scarpellini, o CAM 5 teve a participação de 2650 missionários entre congressistas, conferencistas e convidados, além de 140 pessoas em comissões especiais e mais 400 voluntários. Entre os participantes, majoritariamente de leigos e leigas, estiveram 190 religiosas, 130 seminaristas, 450 presbíteros 95 bispos.

Primeiras conclusões foram apresentadas na celebração de envio

O 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) concluiu no sábado, em frente ao monumento de Cristo o Redentor, na cidade de Santa Cruz. Nos cinco dias de CAM 5, os participantes provenientes de 25 países da América refletiram sobre a importância da missão e evangelização na periferia.
Na abertura da celebração, foi realizada a leitura das primeiras conclusões do CAM 5, formando um documento com 11 propostas de conversão missionária para a Igreja na América, com os seguintes títulos:
1. Educar na alegria do Ressuscitado e das bem-aventuranças;
2. Ir ao encontro do “outro” nas periferias do mundo;
3. Fomentar o conhecimento da Bíblia e dos Evangelhos;
4. Promover comunidades de vida missionária;
5. Promover a comunhão de bens na Igreja e com os pobres;
6. Promover a reconciliação em todas as áreas da vida;
7. Fomentar a consciência da missão profética e libertadora em todas as áreas sociais;
8. A evangelização da família como chave cristã para a transformação social e cultural;
9. Potenciar uma Igreja missionária mais ministerial e leical;
10. Promover e cuidar das vocações para a vida sacerdotal e religiosa;
11. Celebrar a fé e a religiosidade popular como chave missionária.

A íntegra do documento com as conclusões do CAM 5, publicado originalmente em língua espanhola, está sendo traduzido para o português e em breve estará disponível no site das POM.


Artigos relacionados

Artigos

Dia de todos os santos: santo é viver com Deus

Os santos são aqueles homens e mulheres que viveram pela causa do Reino, que foram exemplo de amor, e que estão agora junto ao Pai intercedendo por...
Artigos

O rosto missionário de João XXIII e João Paulo II

O domingo, dia 27 de abril, papa Francisco canoniza dois de seus antecessores: João XXIII e João Paulo II. Cada um deles ofereceu um legado mission...
Artigos

Vocação: Além de todas as fronteiras

A vida na África não deixa de ser o começo de um novo caminho, talvez uma vida nova que traz consigo diferentes sentimentos: ser estrangeiro, o enc...
Artigos

A visita do Papa e a Igreja no Sudão do Sul

O Papa Francisco visita o Sudão do Sul, o mais novo país do mundo, ao lado de outros líderes cristãos proeminentes de 3 a 5 de fevereiro de 20...