Um Xaveriano do COMIRE em Óbidos

Caríssimos amigos/as dos Missionários Xaverianos, parece ontem mas passaram já 23 anos do dia no qual o papa João Paulo II declarou bem-aventurado o nosso fundador e Pai Guido Maria Conforti. Parece ontem, mas daquele dia até hoje aconteceram muitas coisas, seja para a congregação, seja para mim.

 

 

Um dos presentes mais belos que eu recebi foi a missão aqui na Amazônia onde estou desde o ano 2007. A missão xaveriana me proporcionou muitos dons: conheci este Brasil, aprendi a amar mais esta porção de mundo, chorei com quem chora e me alegrei com quem estava feliz.

Partilho com vocês, caríssimos amigos/as, este último final de semana. Neste ano dedicado ao sínodo para a Amazônia, a missão me levou a conhecer uma das dioceses que estão no coração da Amazônia: Óbidos. Neste último ano tive a alegria de acompanhar o COMIRE (Conselho missionário regional) e assim visitar algumas das dioceses do nosso regional; este final de semana fui na diocese do amigo e presidente da CNBB N2, Dom Bernardo; comigo foi também Mailson, ele também integrante do COMIRE N2.

Foi uma experiência de Deus: a gente se sentiu muito bem acolhido seja pelo bispo dom Bernardo assim como pelos 26 participantes; embora foi a primeira vez que fomos para lá, mas a comum paixão pela missão nos tornou irmãos desde o começo.

O COMIDI de Óbidos organizou um curso Formação para as forças missionárias presentes na diocese com o intuito de formar e articular o COMIDI e os vários COMIPAS. Tema do encontro foi: Na perspectiva do sínodo trilhar novos caminhos para evangelização na Amazônia.

É nosso dever de “batizados e enviados” ser “protagonistas” na missão: cada batizado, de fato, é, em Cristo, missão. Dever dos missionários xaverianos é animar missionariamente a nossa igreja do Brasil para que se converta a esta boa nova que o sínodo veio nos trazer. Temos que aproveitar de todos os meios possíveis para renovar a nossa família xaveriana para que re encontre um novo impulso missionário, e assim propor a muito mais jovens de continuar este sonho que foi de Cristo, passou por Dom Guido Maria Conforti e agora é nosso.

São Guido interceda por nós.