Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Missão jovem: voluntariado na Tailândia


Um grupo de jovens voluntários que serviram na Tailândia se reuniu na Itália de 15 a 30 de setembro de 2023, acompanhado pelo padre Alessandro Brai e Ekalak, um menino tailandês para conhecer outros leigos que estão se preparando para viver a mesma experiência.

Mais de 200 voluntários leigos tiveram a oportunidade de participar da missão xaveriana na Tailândia. Alguns por algumas semanas, outros por meses e outros por um ano. Eles vêm principalmente da Europa – principalmente da Itália e da França – mas também da Ásia e da América Latina. Por isso, decidiu-se se encontrar em um passo a passo entre quem já teve essa experiência e quem está se preparando para vivê-la.

A primeira etapa do encontro foi realizada em Agropoli, na província de Salerno (Itália). A escolha deveu-se ao fato de que os missionários xaverianos têm um vínculo profundo com o grupo missionário desta cidade. Durante esta primeira fase, alguns dos estudantes xaverianos também estiveram presentes, bem como outros jovens de Salerno.

A segunda etapa reuniu mais de uma centena de pessoas, quase todas jovens e muito jovens. Entre eles estavam vários que já haviam tido uma experiência na Tailândia ou em outras missões xaverianas na Ásia e na África.

Seguiram-se outras paragens pela Itália: Ancona (Itália) com "gelado missionário", uma atividade liderada pelo padre Diego Pirani e um jovem local que tinha estado na Tailândia; Parma, que envia jovens voluntários para a Tailândia há mais de cinco anos através do grupo Missionário. Este último encontro aconteceu no Santuário de Conforti, com a presença de muitos padres xaverianos, amigos do mundo xaveriano e boa parte dos jovens que já estiveram na Tailândia nos últimos anos.

Na diocese de Oristano, na Sardenha (Itália), foi preparada uma vigília missionária na qual vários jovens manifestaram o desejo de ter uma experiência missionária. De Cagliari (Itália), um jovem irá dividir o tempo com a comunidade xaveriana na Tailândia em dezembro e janeiro.

Em Desio (Itália), com a ajuda dos leigos xaverianos, foi organizado um encontro com o padre Alessio Crippa em conexão com a missão do norte da Tailândia, na fronteira com Mianmar. Também estiveram presentes neste encontro alguns jovens que viveram a experiência missionária na Tailândia.

Como parada final, os jovens que estiveram em várias missões, incluindo a Tailândia, reuniram-se na casa xaveriana de Vicenza (Itália) refletindo sobre a importância de continuar a ser formado para a missão e de se colocar à disposição para a animação missionária em suas realidades cotidianas.

O denominador comum dessas etapas foi "os jovens e a missão".  A base para esses encontros foi principalmente a casa xaveriana. Foi bom sentir o acolhimento dos pais e também a participação ativa deles nesses encontros. Alguns manifestaram o desejo de repetir encontros com jovens ligados à missão.

Alguns encontros foram configurados como momentos de partilha, outros como momentos de oração, outros como momentos formativos. O tema sempre foi o dos jovens e a missão e a importância de partir, de sair do próprio mundo para conhecer o outro.

Costuma-se dizer que os jovens não têm mais ideais, que os jovens não estão mais interessados na missão. A experiência que estamos vivendo na Tailândia e os jovens que pudemos encontrar durante essas duas semanas em várias partes da Itália, nos levam a dizer que a missão é sempre jovem. Os jovens têm no coração o desejo de fazer algo pelos outros. Há no coração dos jovens uma vitalidade, uma determinação, um ímpeto que os leva a envolver-se. Em suma, a missão faz sempre parte do mundo dos jovens.

Cabe a nós missionários propor algo significativo, cabe a nós nos envolvermos para acompanhar os jovens em sua caminhada missionária, para apoiá-los e motivá-los. É nossa tarefa fazer com que os jovens compreendam que também eles fazem parte da nossa família carismática xaveriana e que, à sua maneira, com o seu próprio tempo e dons, eles próprios podem contribuir muito para a missão.

O objetivo é caminhar juntos. Nós, missionários, que estamos envolvidos nas missões há muitos anos e os jovens que, de várias maneiras, certamente podemos tornar nossa missão mais alegre, mais dinâmica, mais jovem.


Artigos relacionados

Juventude

“Maldita toda violência que devora a vida pela repressão”

“Maldita toda violência que devora a vida pela repressão” (Pai Nosso dos Mártires – Cirineu Kuhn)...
Juventude

JMX - Encontro Março

SONHAR UM MUNDO NOVO - POLÍTICAS PÚBLICAS  (by Jovens de Coronel Fabriciano - MG) Oraç...
Juventude

EJUMIX: dia de reflexão, missão e animação

O Segundo dia do EJUMIXMINAS (09 de setembro) acontece entre reflexão, oração, missão e animação....
Juventude

JMJ 2023: nova fase convida a implementar o evento de Lisboa

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 inicia neste m...