Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Jovens que se doam pela missão


Experiência missionária nas periferias de Douala

Entre os dias 11 e 30 de julho tive a alegria de acompanhar um grupo de jovens missionários que veio de Murcia/Espanha, diocese de Cartagena, para realizar uma experiência missionária em Douala nas paróquias xaverianas.  Douala é a capital econômica dos Camarões onde os missionários xaverianos trabalham a mais de 35 anos. O grupo era formado pelos padres Paulino Ramirez (missionário xaveriano), Jose Luis Bleda (coordenador da dimensão missionária da diocese de Cartagena) e pelos jovens José Manuel, Alfonso, Marina, Helena, Nuria, Isidro e Alvaro.

IMG 9059A experiência missionária dos jovens começou ainda na Espanha durante um ano de preparação onde foi realizado encontros de formação missionária, momentos de espiritualidade e outras atividades. Em Douala houve também uma preparação intensa para acolher os missionários. Toda a preparação envolveu a comunidade dos missionários xaverianos de Douala, as irmãs xaverianas e muitos outros voluntários que trabalharam com muito entusiasmo e engajamento. 

A primeira atividade do grupo foi conhecer a realidade das paróquias xaverianas e visitar os diferentes lugares onde os trabalhos foram organizados. As paróquias xaverianas de Douala se encontram na periferia da cidade em uma área caracterizada por um grande desenvolvimento urbano. Atualmente, as paróquias xaverianas de Douala tem recebido muitos refugiados provenientes da parte inglesa do país, região que se encontra ameaçada por conflitos políticos e por uma forte ameaça de guerra civil.

duala 2

A maioria dos trabalhos do grupo aconteceu na poróquia São Judas de Ngodi Bakoko. Lá os missionários se dividiram em grupos realizando diferentes ateliês: pintura, artesanato, reciclagem de materiais descartáveis e a costrução de um pouquinho de divesões para as crianças, sempre com material reciclado. Outros trabalhos e visitas também foram organizados: visita à comunidade das Irmãs de Madre Tereza de Calcutá que acolhem idosos e doentes abandonados, visitas ao leprosário de la Dibamba, uma pequena colônia onde vivem enfermos portadores de hanseníase;  visitas a um centro hospitalar e visitas a um orfanato que acolhe crianças abandonadas. Além das visitas e trabalhos, o grupo partilhou com cada instituição gestos de caridade e de solidariedade como roupas, brinquedos, remédios e também uma doação em dinheiro, fruto das atividades realizadas em Murcia. O grupo também visitou a cidade de Yaoundé onde está localizada a teologia international dos missionários xaverianos. 

No dia 30 de julho os missionários retornaram para Murcia levando na bagagem uma experiência que marcará profundamente a vida de cada um deles. Esperamos que esses mesmos jovens, motivados por essa experiencia tão rica e tão profunda, possam ajudar outros jovens a descobrirem a beleza da vocação missionária presente em cada batizado e que pode ser vivenciada de muitas maneiras.Foram 21 dias vividos com muito entusiasmo e com um grande ardor missionário. Acompanhando os jovens nas visitas e atividades, me emocionei muito vendo o engajamento e a doação de cada um deles. Os olhares, os abraços, os gestos de carinho e de acolhida exprimiam sempre a beleza do encontro com o outro que não deixa de ser o encontro com o Cristo. Sempre quando retornavam para casa, causados e exaustos, sempre tínhamos tempo para partilhar de maneira muito profunda a riqueza de cada atividade realizada, de cada encontro que tiveram. Nessas partilhas, muitas lágrimas caíram nos fazendo compreender que somos todos irmãos e que é possivel fazer do mundo uma  só familia.

Marcelo Ávila, missionário xaveriano


Artigos relacionados

Juventude

Francisco, jovens participem da JMJ em Lisboa

Em uma mensagem de vídeo dirigida àqueles que participarão do evento programado para os dias 1º a 6 de agosto, o Papa os incentiva a olhar esses di...
Juventude

Os jovens voltaram da JMJ, mas eles têm espaço na Igreja?

Mais de um milhão e meio de jovens se fizeram presentes a semana passada na Jornada Mundial da Juventude realizada em Lisboa. Deles um bom número d...
Juventude

Juventude Missionária do Pará

Juventude Missionária do Estado do Pará lança projeto educacional “Compartilhando Saber” que visa auxiliar alunos com dúvidas acadêmicas em tempos ...
Juventude

Papa aos jovens: encorajo a sonhar alto

“Qual é o sonho de vocês para o mundo de hoje e de amanhã? Encorajo vocês a sonhar alto, como João XXIII e Martin Luther King. Que cada um de vocês...