Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Novas formas de ser missionário no mundo de hoje


Agradecemos o convite que nos foi dirigido para participarmos, como comunidade xaveriana e em nome dos leigos xaverianos do México, neste importante evento para a Família Xaveriana, através de alguma reflexão ou contribuição. Certamente o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos deve ser um evento que reveja, renove, esclareça, proponha e ofereça à Igreja novos modos de ser missionário no mundo de hoje.

A situação mundial, no que diz respeito à aceitação concreta de Jesus e do Evangelho na vida pessoal, exige das pessoas consagradas e dos leigos uma renovação pessoal, comunitária e como Congregação Missionária, uma vez que, na realidade do nosso mundo, nos deparamos com uma "modernidade" para a qual por vezes é difícil transmitir a mensagem evangélica e o testemunho aos outros.

O principal desafio consiste na renovação da fé pessoal e na aceitação do compromisso batismal, para podermos ser anunciadores do Evangelho através do nosso testemunho e do empenho da nossa vida em favor desse anúncio. Outra realidade a ser levada em conta é que, diante da escassez de vocações missionárias consagradas, o papel do leigo é importante para a comunidade missionária e para a Igreja.  

PROPOSTAS

1) Renovar o compromisso apostólico de todos para que a missão ad gentes seja cada vez mais concreta e eficaz.

2) Fortalecer a vocação xaveriana dos consagrados e leigos com atividades e compromissos planejados, que permitam que a presença xaveriana frutifique em todo o mundo, e para que todos trabalhemos pelo objetivo comum de anunciar o Evangelho a partir de nossas realidades.

3) Faça um programa de promoção missionária que inclua vocações adultas. Na prática, trata-se de animar e despertar a vocação missionária a nível universitário, porque, de facto, uma animação vocacional dirigida a pessoas muito mais jovens não parece dar bons resultados, pelo menos aqui no México. O adulto oferece uma chance melhor de despertar o compromisso missionário.

4) Considerando que a colaboração dos leigos que partilham o espírito missionário de São Guido Maria Conforti é uma realidade importante, a Congregação deve encarregar-se deste aspecto de forma real e concreta, através dos sacerdotes xaverianos, a quem confia o acompanhamento e a formação dos leigos.

5) Num futuro próximo, poderá ser organizado um encontro via Internet dos líderes nacionais dos leigos xaverianos, para partilhar experiências e promover a unidade mundial dos leigos, possibilitando assim o diálogo e o intercâmbio de experiências missionárias concretas dos leigos que dão um tempo de suas vidas ao anúncio do Evangelho.

Peçamos a Deus, por intercessão de São Guido Maria Conforti, que este Capítulo geral dê frutos abundantes e ilumine a vocação apostólica a que fomos pessoalmente chamados, e que juntos, consagrados e leigos xaverianos, continuemos a anunciar o Evangelho a toda a humanidade.

Rezaremos continuamente para que essas obras sejam iluminadas pelo Espírito Santo e, com fé, esperamos que sejam compartilhadas com todos, para continuar a missão que o Senhor confiou a cada um de nós nesta família missionária. Com prazer saudamos e agradecemos. Em nome do laicado Xaveriano no México.

Federico López Jimenez


Artigos relacionados

Leigos

(RE)PENSAR PARA CONTINUAR

Acontece neste final de semana, dia 17 de agosto de 2019 a segunda reunião anual do Laicato Brasi...
Leigos

Em Atalaya com os povos indígenas

Marta, leiga xaveriana espanhola, trabalha em Atalaya do Norte (AM), na diocese de Alto Solimões....
Leigos

Experiência missionária na Amazônia de uma leiga xaveriana

A leiga xaveriana espanhola Marta Barral Nieto está no Brasil atendendo a um chamado feito por do...
Leigos

ESTAMOS CONTIGO PAPA FRANCISCO!

A partir deste domingo, 1º de setembro, “Dia Mundial de oração pelo Cuidado da Criação” até o dia...